Portal Você Online

Condenada: Ex-primeira-dama do Peru chega ao Brasil de FAB

Mulher de ex-presidente do Peru pede asilo na embaixada do Brasil - Metrópoles

A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia chegou a Brasília, no fim da manhã desta quarta-feira, depois de o governo Lula decidir conceder asilo diplomático a ela. Agora, Nadine irá para o Itamaraty para trâmites burocráticos. Ela foi condenada na terça-feira (15) a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro em um caso relacionado à prática de caixa 2 envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht. Nadine veio ao Brasil em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nadine é esposa do ex-presidente Ollanta Humala, de centro-esquerda, que presidiu o Peru entre 2011 e 2016, e era tida como figura forte do governo à época. O marido, que também foi condenado, foi preso logo após a emissão da sentença, em Lima, e não pediu asilo.

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores do Peru afirmou ontem à noite que a embaixada brasileira no país “comunicou que, em aplicação à Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954 decidiu outorgar o asilo diplomático à senhora Nadine Heredia Alarcón e a seu filho menor de idade Samir Mallko Ollanta Humala Heredia”. Ainda segundo a nota, o Brasil solicitou que o governo peruano desse aos dois salvo-condutos invocando dispositivos do mesmo tratado internacional e que, por isso, “concedeu as garantias para o translado de ambas as pessoas e outorgou os correspondentes salvo-condutos”.

Nadine não compareceu ao próprio julgamento e ingressou na representação brasileira em Lima logo após a Terceira Vara Colegiada do Tribunal Superior Nacional do Peru ler a sentença que a condenou, junto com o marido, a 15 anos de prisão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *