Portal Você Online

Conectividade escolar: Manaus é referência nacional em inclusão digital

Manaus vem se consolidando como referência nacional em inclusão digital na educação pública. Dados recentes da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do Ministério da Educação (MEC), apontam que os programas de conectividade executados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alcançaram índice de 78,2%, percentual superior à média nacional, beneficiando mais de 240 mil alunos e cerca de 10 mil professores da rede municipal de ensino.

 
Os trabalhos foram desenvolvidos por meio dos programas: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Inovação Educação Conectada, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e Aprender Conectado.


Ao todo, são atendidos 243.954 mil alunos de todas as zonas geográficas da cidade, que vão desde as creches municipais (Educação Infantil) ao 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

A meta é apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, além de proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias educacionais.

Das 505 escolas da rede municipal mapeadas pelo Enec, 395 atendem aos parâmetros de conectividade adequada. Em relação à infraestrutura, 501 unidades contam com fornecimento de energia elétrica adequado (99,2%), 401 possuem velocidade de internet compatível com as demandas educacionais (79,4%) e 490 dispõem de rede Wi-Fi adequada (97,0%).


O avanço é resultado de investimentos contínuos da Prefeitura de Manaus na modernização da infraestrutura tecnológica das escolas. Um dos destaques é a implantação dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs), coordenados pela Semed.

Desde 2021, cerca de 234 centros foram implementados, funcionando como espaços formais de aprendizagem equipados com aplicativos educacionais conectados à internet, voltados para a realização de oficinas e atividades socioeducativas.

De acordo com o diretor do Departamento de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, a adesão aos três programas federais de conectividade tem impulsionado avanços significativos no ensino-aprendizagem, refletidos em resultados positivos, como no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (Ideb).


Conectividade

Em âmbito nacional, o Inec alcançou 69,7%. Mesmo por região, Manaus se destaca no segundo lugar, ficando atrás apenas da região Sul com 80,9%. As demais regiões alcançaram os seguintes percentuais: Centro-Oeste (77,3%), Nordeste (72,0%), Norte (60,5%) e Sudeste (64,5%).


Em todo o Brasil, cerca de 96 mil escolas já possuem acesso à internet em padrão compatível com as demandas educacionais atuais, classificadas nos níveis 4 e 5, de um total de 137.847 unidades, beneficiando aproximadamente 24 milhões de estudantes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *