Portal Você Online

Confira os prefeitos eleitos nas capitais do país

Eleições 2020: TSE disponibiliza plataformas para acompanhar resultados —  Tribunal Superior Eleitoral

Passada a votação do segundo turno das eleições para prefeito da principais capitais do Brasil conheça os eleitos para assumir o cargo a partir de janeiro de 2021, por regiões do país. Veja:

São Paulo

Com 99,9% das urnas apuradas, Bruno Covas (PSDB) recebeu 59% dos votos válidos e foi reeleito prefeito de São Paulo neste domingo. Covas derrotou o candidato Guilherme Boulos (PSOL), que obteve 41% dos votos.

Rio de Janeiro

Eduardo Paes (DEM) foi eleito prefeito do Rio de Janeiro neste domingo. Com 98,8% das urnas apuradas, Paes recebeu 64% dos votos válidos, derrotando o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), que obteve 36% dos votos. Este será o terceiro mandato de Paes na prefeitura do Rio. Ele já governou a cidade entre 2009 e 2017.

Vitória

Na capital do Espírito Santo, o deputado estadual Delegado Pazolini (Republicanos) ganhou a disputa no segundo turno, com 58% dos votos. Simpático ao presidente Bolsonaro, ele tinha como adversário o ex-prefeito de Vitória João Coser, do PT, que teve 41% dos votos.

Porto Alegre

Sebastião Melo (MDB) foi eleito prefeito de Porto Alegre. Com 100% das urnas apuradas, Melo conquistou 55% dos votos válidos. A segunda colocada, Manuela D’Ávila (PCdoB) obteve 45% dos votos.

Fortaleza

Na capital cearense, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), José Sarto (PDT), foi eleito em segundo turno, neste domingo. Ele concorria contra o candidato da oposição, o deputado federal Capitão Wagner (PROS). O pedetista teve 52% dos votos, contra 48% de Wagner.

Recife

Em uma das disputas mais acirradas do país, o candidato do PSB à prefeitura do Recife, João Campos, foi eleito neste domingo. Com 99,6% das urnas apuradas, ele tem 56% dos votos válidos no segundo turno. Já a adversária e prima, Marília Arraes (PT), que o enfrentava com o apoio de Lula, conseguiu 44% dos votos.

São Luís

Na capital do Maranhão, o deputado estadual Eduardo Braide (Podemos) foi eleito neste domingo com 56% dos votos. Ele tinha como adversário o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), nome apoiado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que teve 44% dos votos.

Teresina

Em Teresina, Dr. Pessoa (MDB) venceu o segundo turno das eleições à prefeitura da capital do Piauí. Ele obteve 62% dos votos, contra 38% de Kleber Montezuma (PSDB). Esta é a primeira vez desde 1992 que o PSDB não vence as eleições à Prefeitura de Teresina. Dr. Pessoa liderou o primeiro turno com 35% dos votos, contra 27% de Montezuma.

João Pessoa

Em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) venceu o segundo turno das eleições contra Nilvan Ferreira (MDB). Com 100% das urnas apuradas, ele obteve 53,16%, contra 46,84% de Nilvan Ferreira. Cícero Lucena é empresário e já comandou a Prefeitura de João Pessoa por duas vezes, entre 1997 e 2004. Além disso, foi senador por Paraíba entre 2007 e 2015.

Aracaju

Com 100% das urnas apuradas, Edvaldo Nogueira (PDT) foi reeleito neste domingo como prefeito de Aracaju. Ele obteve 58% dos votos válidos, enquanto a segunda colocada, Delegada Danielle (Cidadania), recebeu 42%. Edvaldo, que conquistou o quarto mandato como prefeito na capital sergipana, focou a sua campanha em feitos de sua gestão e defendeu ter transformado a cidade “num canteiro de obras”.

Maceió

Com 100% das urnas apuradas, o deputado federal João Henrique Caldas (PSB) foi eleito prefeito de Maceío (AL) no segundo turno, com 59% dos votos. Ele enfrentou o candidato de Renan Filho (MDB), governador do estado, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), que teve 41% dos votos.

Belém

Em Belém, o deputado federal e ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) venceu o candidato bolsonarista Delegado Federal Eguchi (Patriota). Edmilson liderou o primeiro turno e confirmou a vantagem apontada pelas pesquisas de intenção de voto mais recentes. Com 100% das urnas apuradas, Edmilson obteve 51% dos votos, contra 48% dos votos de Eguchi.

Rio Branco

O candidato Tião Bocalom (PP) confirmou o favoritismo apontado nas pesquisas de intenção de voto e venceu o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Rio Branco. Com 89% das urnas apuradas, Bocalom obteve 62% dos votos contra 37% da prefeita Socorro Neri (PSB).

Na última pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada na quinta-feira, Bocalom aparecia com 65% das intenções entre os votos válidos (excluídos os votos nulos e indecisos) contra 35% de Socorro Neri. É a primeira vez que Bocalom vai assumir a prefeitura de Rio Branco e a primeira vez desde 2000 que o vencedor das eleições à prefeitura da capital não é do PT.

Porto Velho

Em Porto Velho (RO), o prefeito Hildon Chaves (PSDB) confirmou seu favoritismo e conseguiu a reeleição após vencer, no segundo turno, a vereadora Cristiane Lopes (PP). Ele obteve 54% dos votos, contra 46% de Cristiane. Hildon já havia liderado o primeiro turno com 34%. A pesquisa mais recente divulgada pelo Ibope sobre a disputa em Porto Velho, na sexta-feira, apontava que Hildon tinha 60% das intenções de votos válidos (excluídos os votos nulos e indecisos), contra 40% de Cristiane Lopes.

Manaus

Em Manaus (AM), o ex-deputado estadual e ex-governador David Almeida (Avante) venceu o ex-governador e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos). Almeida obteve 51% dos votos, enquanto Amazonino obteve 49%. A vitória de David Almeida se deu após uma virada eleitoral pouco comum em eleições municipais. Amazonino Mendes terminou o primeiro turno na frente, com 24,3% dos votos, enquanto David Almeida ficou em segundo com 22,74%.

Boa Vista

Em Boa Vista, o candidato do MDB à prefeitura da capital de Roraima, Arthur Rodrigues, venceu a disputa contra Ottaci (Solidariedade). Com 99% das urnas apuradas, ele obteve 85% dos votos contra 14% do adversário. Arthur Rodrigues confirmou o favoritismo que teve durante praticamente toda a corrida eleitoral. No primeiro turno, ele terminou com 49,6% dos votos contra 10,59% de Ottaci. A pesquisa do Ibope divulgada na quinta-feira (26) dava a Rodrigues 79% das intenções de votos válidos (excluídos nulos e indecisos) contra 21% de Ottaci. 

Goiânia

O ex-governador de Goiás, Maguito Vilela (MDB) é o novo prefeito eleito de Goiânia. Com 98,6% das urnas apuradas, Maguito obteve 52,5% dos votos válidos. O segundo colocado, senador Vanderlan Cardoso (PSD) recebeu 47,5%.

Cuiabá

Emanuel Pinheiro (MDB) foi reeleito neste domingo para a prefeitura de Cuiabá. Com 100% das urnas apuradas, Pinheiro recebeu 51% dos votos válidos, enquanto Abiliou Moumer (Podemos) obteve 49%.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *