
O Amazonas apresenta prevê a conclusão e entrega de importantes obras para a população, com foco em áreas como saúde, habitação, infraestrutura urbana e lazer. Confira abaixo os detalhes.
Saúde
Hospital do Sangue e Hospital Veterinário
As obras do Hospital do Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025, conforme anunciou o Governo do Amazonas.
A construção da unidade foi iniciada em 2014, mas enfrentou uma paralisação total em 2017. Quando concluído, o Hospital do Sangue deverá triplicar a capacidade de atendimento hematológico e oncohematológico no estado.
“O Hospital do Sangue, nós estamos em um processo de equipagem dele. Nós inclusive já realizamos um processo para a contratação de pessoal. A nossa ideia é que no primeiro semestre de 2025 ele comece a funcionar.
O Hospital Veterinário já tem a obra física concluída, e está num processo de equipagem e também na escolha de qual modelo de gestão que nós vamos implantar lá no hospital veterinário.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/k/a/uzfb8tRCWBzPjI3CSWjQ/54212198777-fa48cacdba-k.jpg)
Obras de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos bairros Parque Mosaico, Lírio do Vale e Compensa, na Zona Oeste de Manaus, estão em fase final, segundo a prefeitura.
De acordo com o prefeito da cidade, David Almeida, as obras estão em fase de acabamento, com a previsão de serem concluídas e entregues ao longo do primeiro semestre de 2025.
Habitação
Programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Parque das Tribos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/g/y/p3LBK8SVC42DgwWPhBRw/54211903672-035e8e7fa2-k.jpg)
O programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Parque das Tribos, na Zona Oeste de Manaus, prevê a construção de seis condomínios habitacionais, com aproximadamente 5.000 unidades residenciais, e é executado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo Federal.
O objetivo do projeto é reduzir o déficit habitacional da capital e oferecer moradia acessível a famílias de baixa renda, segundo a prefeitura.
Durante uma vistoria no local em 18 de dezembro, o prefeito de Manaus, David Almeida, informou que as primeiras unidades do programa devem ser entregues no segundo semestre de 2025.
Conjunto Habitacional da Sharp
O conjunto habitacional em construção na comunidade da Sharp, Zona Leste de Manaus, segue com suas obras e, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a previsão de entrega é para o segundo trimestre de 2025.
O empreendimento, que receberá 176 famílias que viviam em áreas de risco, é um dos complexos construídos pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que fazem parte do Amazonas Meu Lar.
Residencial Maués
As obras do Parque Residencial Maués, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, do Prosamin+, seguem sendo feitas pelo Governo do Amazonas, e está prevista para entrega no primeiro trimestre de 2025, segundo a Sedurb e a UGPE.
Com investimento de R$ 20,4 milhões, o residencial contará com 72 apartamentos, divididos em nove blocos. Os apartamentos têm área útil de 50,33 metros quadrados, com sala de estar/jantar, dois quartos, banheiro, área de serviço e varanda.
Infraestrutura urbana
Ligação viária entre as avenidas Silves e Maués
A obra da ligação viária construída entre as avenidas Silves e Maués, na Zona Sul de Manaus está em fase de conclusão e deve ser entregue em 2025, segundo o Governo do Amazonas.
A via tem o intuito de trazer mais fluidez no tráfego de veículos pesados do Distrito Industrial ao Centro da capital, na área da Manaus Moderna, sendo integrada a mais de 40 quilômetros de intervenções viárias.
Parque Encontro das Águas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/e/i/h77W7sQsitfHokX8BTTg/parque-encontro-aguas-manaus.jpg)
O parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus segue em obras de construção e tem previsão para inaugurar em outubro de 2025, segundo a prefeitura da capital.
A obra, que tem o projeto assinado pelo premiado arquiteto Oscar Niemeyer, será um marco para o turismo da capital amazonense, uma vez que contemplará um dos principais pontos turísticos da cidade.
O projeto original de Niemeyer foi desenvolvido em 2005, no seu escritório no Rio de Janeiro, contendo um museu e um restaurante que totalizam 1.800 metros quadrados de área, que ganhou ampliação e atualização, inclusive para acessibilidade universal, expandindo o conceito para parque urbano, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em 2021, totalizando uma área de implantação de 17.533,18 metros quadrados.
O parque tem a função de se estabelecer como uma nova referência em opção de lazer, turismo local, nacional e internacional, aproveitando todo o potencial paisagístico natural oferecido pela área, que vai ganhar estrutura, mobiliários urbanos e estacionamentos durante a obra, conciliando urbanização e o meio ambiente na Amazônia.