Portal Você Online

Conmebol divulga novo ranking de clubes sul-americanos

Ranking da Conmebol atualizado — Foto: Divulgação/Conmebol

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira (16) o ranking atualizado dos clubes sul-americanos, que será utilizado como base para a divisão dos potes do sorteio das próximas edições da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Palmeiras, em segundo, e Flamengo, em quarto, são os brasileiros que aparecem nas melhores colocações, no Top-4, junto com o líder River Plate e o terceiro colocado Boca Juniors.

O River Plate voltou à liderança do ranking ao chegar até a semifinal da Libertadores da edição 2024, ultrapassando o Palmeiras, que caiu nas oitavas e agora é o segundo. Os brasileiros haviam tomando a posição dos argentinos na lista do ano passado. O Flamengo é o quarto no geral, segundo entre os brasileiros.

Campeão da Libertadores em 2024, o Botafogo pulou para a 21ª colocação. O time será cabeça de chave no sorteio dos grupos em março por ser o atual detentor da taça.

Atlético-MG (7º), São Paulo (8º), Athletico-PR (9º), Fluminense (10º), Grêmio (11º), Internacional (15º), Corinthians (18º), Santos (19º), Botafogo (21º) e Cruzeiro (26º) também estão no Top-30.

A Conmebol apontou que o ranking será a base para a definição dos potes dos sorteios das fases preliminares da Copa Libertadores, que será realizado na próxima quinta-feira (19), e também para os potes dos sorteios das fases de grupos da Libertadores e da Sul-Americana.

O sistema de pontuação do ranking é complexo. O campeão da Libertadores ganha mil pontos, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano, e também um coeficiente histórico desde a primeira edição, em 1960.

O campeão nacional de cada um dos dez países filiados leva 50 pontos e se pontuam também os dez últimos anos, proporcionalmente. O ranking anual de clubes da Conmebol é diferente daquele criado pela Fifa para definir os classificados da América do Sul para a disputa do Super Mundial de Clubes, em 2025, nos Estados Unidos.

A América do Sul tem seis vagas, quatro para os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo) e duas por meio do ranking específico para a competição, com outra pontuação, que classificou os argentinos River Plate e Boca Juniors.

Veja o ranking completo:

  1. River Plate (Argentina)
  2. Palmeiras (Brasil)
  3. Boca Juniors (Argentina)
  4. Flamengo (Brasil)
  5. Peñarol (Uruguai)
  6. Nacional (Uruguai)
  7. Atlético-MG (Brasil)
  8. São Paulo (Brasil)
  9. Athletico-PR (Brasil)
  10. Fluminense (Brasil)
  11. Grêmio (Brasil)
  12. Racing (Argentina)
  13. Olimpia (Paraguai)
  14. LDU (Equador)
  15. Internacional (Brasil)
  16. Libertad (Paraguai)
  17. Independiente del Valle (Equador)
  18. Corinthians (Brasil)
  19. Santos (Brasil)
  20. Cerro Porteño (Paraguai)
  21. Botafogo (Brasil)
  22. Independiente (Argentina)
  23. Colo Colo (Chile)
  24. Estudiantes (Argentina)
  25. Barcelona de Guayaquil (Equador)
  26. Cruzeiro (Brasil)
  27. Bolívar (Bolívia)
  28. Atlético Nacional (Colômbia)
  29. Vélez Sarsfield (Argentina)
  30. Lanús (Argentina)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *