Portal Você Online

Construção da Estrada Coari-Itapéua esta com 52% de execução

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está exigindo uma obra de pavimentação da estrada Coari-Itapéua, situada no município de Coari (distante 363 milhas em linha reta de Manaus).

Com investimento de R $ 20.300.026,92, as obras apresentam um percentual de 52% de execução com previsão de conclusão para dezembro deste ano. Iniciado em maio de 2020, o contrato prevê a pavimentação em 19,94 milhas da estrada, com a realização de serviços de remoção de pavimento existente, terraplenagem com regularização de base e sub-base, imprimação, pintura de ligação e aplicação de pavimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado a Quente – o CBUQ.

O contrato também contempla uma implantação de drenagem superficial com descida d’água, tubulações e bocas de lobo, meio-fio e passeio público com calçada; e ainda sinalização horizontal e vertical com pintura de faixas centrais e da borda da pista.

A estrada Coari-Itapéua faz a ligação entre a sede do município de Coari e como comunidades de Itapéua e Guarabira. Quando estiver pronta, irá beneficiar diretamente dos produtores rurais e piscicultores de outros 10 ramais situados ao longo de seu percurso e pelo menos 12 comunidades locais no Lago do Mamiá.

Comunidades Essas são grandes produtoras de açaí, banana, castanha, abacaxi, guaraná, melancia e café; além de hortaliças, ovos, aves, peixes e gado, entre outros produtos. A estrada Coari-Itapéua faz a ligação entre a sede do município de Coari e como comunidades de Itapéua e Guarabira.

Quando estiver pronta, irá beneficiar diretamente dos produtores rurais e piscicultores de outros 10 ramais situados ao longo de seu percurso e pelo menos 12 comunidades locais no Lago do Mamiá. Comunidades Essas são grandes produtoras de açaí, banana, castanha, abacaxi, guaraná, melancia e café; além de hortaliças, ovos, aves, peixes e gado, entre outros produtos.

A estrada Coari-Itapéua faz a ligação entre a sede do município de Coari e como comunidades de Itapéua e Guarabira. Quando estiver pronta, irá beneficiar diretamente dos produtores rurais e piscicultores de outros 10 ramais situados ao longo de seu percurso e pelo menos 12 comunidades locais no Lago do Mamiá.

Comunidades Essas são grandes produtoras de açaí, banana, castanha, abacaxi, guaraná, melancia e café; além de hortaliças, ovos, aves, peixes e gado, entre outros produtos.

Hemonúcleo – Outra obra de responsabilidade do Governo do Amazonas em andamento em Coari, considerada prioritária pelo governador Wilson Lima, é a construção do Hemonúcleo local, que será a primeira unidade descentralizada, dessa natureza, com estrutura apta para a realização de exames laboratoriais de baixa e média complexidade, coleta e diagnóstico, fracionamento e transfusão de sangue no interior.

A outra unidade descentralizada (Hemonúcleo) está sendo construída em Tabatinga. Situado na calha do rio Solimões, no município de Coari tem uma população estimada em 85.910 habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2020.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *