Atendimento personalizado e novos serviços de saúde ampliam presença de clientes maduros, que já respondem por 40% da demanda

Com quase 60 milhões de pessoas acima dos 50 anos, o Brasil vive uma transformação demográfica que já impacta o consumo e a oferta de serviços, especialmente na área da saúde. No Norte do país, onde esse público representa cerca de 40% dos clientes em grandes redes farmacêuticas, empresas do setor têm investido em atendimento personalizado e novos serviços clínicos para responder às demandas desse perfil de consumidor.
De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade média dos brasileiros, que era de 35,5 anos em 2023, deve alcançar 48,5 anos até 2070, sinalizando mudanças profundas nos padrões de consumo e nas exigências por serviços. O Estudo do Mercado Sênior 2024 (IFEPEC e NEIT/Unicamp) mostra que 73,3% das pessoas com mais de 50 anos possuem ao menos uma doença crônica, como hipertensão ou diabetes, e 73% priorizam farmácias com atendimento de qualidade.
Se ainda há dúvidas sobre o poder de consumo dessa faixa etária, a pesquisa “Mercado Prateado” reforça sua relevância: em 2024, os brasileiros com 50 anos ou mais responderam por R$ 1,8 trilhão (24%) do consumo privado nacional, com projeção de chegar a R$ 3,8 trilhões (35%) até 2044.
Adaptação
Diante desse cenário, redes farmacêuticas da região Norte têm reavaliado seus modelos para se adaptar ao novo momento. Um exemplo é a Santo Remédio, cujos clientes com mais de 50 anos já respondem por cerca de 40% do público atendido nas lojas. O supervisor farmacêutico Jhonata Vasconcelos destaca que uma das principais mudanças é a maior oferta em serviços de saúde.
“O cuidado com a saúde evolui com o tempo e, por isso, implementamos ações voltadas ao bem-estar do público 50+. Entre as iniciativas, está o programa ‘Diabetes, Nós Cuidamos’, que oferece acompanhamento contínuo e orientação farmacêutica, uma resposta direta à alta incidência da doença nessa faixa etária”, comenta.
Nas lojas da rede, os clientes também podem realizar exames laboratoriais remotos para uma série de condições de saúde comuns após os 50 anos. Dentre os serviços disponíveis, estão aferição de pressão, teste de glicemia e vacinas para doenças como influenza e herpes-zoster, indicadas para públicos mais maduros, especialmente idosos.
“Todos os nossos serviços são prestados por farmacêuticos habilitados para a realização de exames e aplicação de vacinas. O atendimento acontece no espaço Farma Clinic +, projetado especialmente para o maior conforto dos clientes”, afirma Vasconcelos.
Outros destaques são programas de benefício em medicamentos de tratamento contínuo, e a variedade de produtos adaptados para pacientes com maior idade. “Oferecemos vitaminas em gomas e líquidos para facilitar a deglutição, além de organizar os produtos em seções específicas, com ambiente tranquilo e confortável”, explica.
A abordagem diferenciada inclui ainda treinamentos humanizados para equipes, com foco em “empatia, escuta ativa e comunicação acessível”, reforçando conhecimentos sobre doenças crônicas e interações medicamentosas.
Futuro
Embora as lojas já possuam atendimento dedicado para os clientes 50+, Jhonata afirma que há novidades a caminho. Os próximos passos incluem ampliar os serviços clínicos em loja e desenvolver conteúdos educativos sobre prevenção para clientes nesta faixa etária.
“Nossas unidades passarão por melhorias estruturais para se tornarem ainda mais acessíveis e confortáveis, com foco em ergonomia e sinalização. Estudamos também a criação de um clube de fidelidade com benefícios exclusivos para clientes acima de 50 anos, fortalecendo o vínculo com esse público e incentivando práticas de cuidado contínuo”, afirma.