Portal Você Online

Copa do Mundo: jogos noturnos podem favorecer o Brasil

Um relatório recente apontou que 14 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2026 já teriam ultrapassado limites considerados seguros em avaliações de riscos climáticos.

Diante desse cenário, a seleção brasileira pode acabar largando com uma “vantagem” na fase inicial: os horários de seus primeiros jogos.

Enquanto algumas equipes devem atuar no meio do dia, período em que o verão norte-americano costuma registrar calor mais intenso, o Brasil fará a estreia em um horário mais favorável.

A primeira partida está marcada para 19h (horário de Brasília) — 18h no horário local. Na sequência, a equipe volta a campo às 22h (21h nos EUA) e depois novamente às 19h (18h nos EUA).

Com a previsão de temperaturas elevadas no período do torneio e o debate crescente sobre os efeitos das mudanças climáticas no esporte, atuar em faixas de temperatura potencialmente mais amenas pode reduzir o desgaste físico, ajudar na recuperação e minimizar impactos no desempenho ao longo dos 90 minutos. A expectativa é que o tema do calor extremo siga sendo acompanhado de perto durante a competição.

Neste contexto, a Fifa anunciou que as partidas do Mundial terão duas pausas obrigatórias para hidratação. A medida, segundo o que foi divulgado, foi adotada após o Mundial de Clubes, disputado também no verão dos Estados Unidos, quando houve necessidade de paralisações por alertas climáticos.

Outro elemento mencionado como possível fator positivo para o Brasil é o local da estreia: o MetLife Stadium, em Nova Jersey, onde há uma das maiores comunidades brasileiras do país, o que pode criar um ambiente de “território amigo”.

Primeiros jogos do Brasil:

13 de junho: Brasil x Marrocos, em Nova Jersey, 19h (Brasília)

19 de junho: Brasil x Haiti, na Filadélfia, 22h (Brasília)

24 de junho: Brasil x Escócia, em Miami, 19h (Brasília)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *