
Um golaço de Renato Augusto, aos 40 minutos do segundo tempo, decretou o empate por 1 a 1 entre Corinthians e Grêmio, neste domingo (5), na Neo Química Arena, e deixou o clube gaúcho à beira do rebaixamento – a queda pode ser confirmada nesta segunda-feira (6), no complemento da 37ª rodada. Antes, no primeiro tempo, Diego Souza havia aberto o placar para o Tricolor. O resultado assegurou a classificação corintiana para a fase de grupos da Libertadores.
Os torcedores do Corinthians foram ao estádio com sangue nos olhos. Deixaram esfriar por 14 anos o prato da vingança pelo rebaixamento de 2007, ocorrido justamente contra o Grêmio, em Porto Alegre, e com grande comemoração da torcida tricolor. Mas a festa, com faixas, pipas e bandeiras avisando que o rival jogaria a Série B, ficou para o final, depois do gol de Renato Augusto – e ainda pode ser desfeita pelo Grêmio na última rodada.
Com 40 pontos, os gremistas podem, no máximo, somar 43 pontos na classificação. A situação do clube gaúcho é delicada, visto que Juventude e Cuiabá já possuem 43 pontos e ainda jogam na rodada. Já o Corinthians fica estacionado na quarta colocação com 57 pontos.
A equipe alvinegra encerra sua participação no Brasileirão 2021 contra o Juventude, na quinta-feira (9), em Caxias do Sul. Já o Tricolor terá sua última partida no mesmo dia, mas contra o campeão Atlético-MG, em Porto Alegre.