
Depois de vencer por 3 a 1 no jogo de ida, o Corinthians bateu o São Paulo mais uma vez – dessa vez por 2 a 0, gols de Jaque Ribeiro e Carol Nogueira – e confirmou o pentacampeonato nacional feminino de forma consecutiva, e o sexto em toda história, diante de uma Neo Química Arena lotada em plena manhã de domingo (22). Foram 44.136 pessoas presentes no estádio, batendo o recorde de público do futebol feminino no Brasil e na América do Sul.
O Corinthians chegou como grande favorito ao título depois de ser o melhor time da primeira fase – com 13 vitórias em 15 jogos. Além do mais, as alvinegras conquistaram uma vantagem mais do que essencial no jogo de ida para chegar ao pentacampeonato brasileiro consecutivo e o sexto em toda a história. Do outro lado, o São Paulo sonhava com um título inédito para quebrar a hegemonia corinthiana e, de quebra, festejar uma conquista nacional na casa do rival.
Com bola rolando, o primeiro tempo não foi daqueles de muitas oportunidades. A vantagem de dois gols deixou o Corinthians mais confortável na partida, que não precisou imprimir um ritmo de jogo mais forte, mas que soube controlar o São Paulo. As tricolores, por sua vez, esbarraram na ansiedade e no nervosismo para tentar reverter uma situação adversa. No fim, o São Paulo até chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
Na etapa final, não restou alternativas para o São Paulo a não ser se lançar ao ataque em busca dos gols que manteriam vivo o sonho do título. Nos primeiros minutos do segundo tempo, as tricolores tentaram acelerar a partida, mas desperdiçaram a melhor chance de marcar após boa jogada de Aline Milene que Camilinha finalizou por cima.
E como diz a velha máxima do futebol: “quem não faz, leva”. Depois do São Paulo perder algumas boas chances de marcar, o Corinthians precisou de uma bola para abrir o placar e colocar uma mão e meia na taça. Em cruzamento, Vic Albuquerque escorou para Jaque Ribeiro testar e balançar as redes.
Com um placar agregado de 4 a 1, foi apenas questão de tempo para as Brabas celebrarem mais um título brasileiro. Para a festa ficar completa, no último minuto, Carol Nogueira fez o segundo em contra-ataque fatal – 5 a 1 no geral – e deu início a festa do hexa corinthiano. Antes do apito final, ainda houve tempo para que Robinha, do São Paulo, fosse expulsa, mas nada que abalasse a comemoração das alvinegras em Itaquera.