
Manaus recebe nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o Coro de Câmara de Campina Grande, na turnê nacional “Vozes Ancestrais: a música coral afro-indígena brasileira”, realizada por meio do projeto Pixinguinha, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Formado por 42 integrantes, o grupo apresentará um repertório focado na herança cultural afro-indígena, além da obra Cancioneiro Atlântico, do compositor Danilo Guanais. Em Manaus, as apresentações contarão com a participação do Coral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Coral do Amazonas.
Na capital, o coro marca presença no Teatro da Instalação, na Catedral Metropolitana de Manaus, no Parque das Tribos e no Museu da Amazônia.
A turnê também passa por Recife, São Luís e Belém com a proposta de unir performance, pesquisa e intercâmbio com coros locais, promovendo um impacto artístico e social significativo.
Fundado em 2010, o Coro de Câmara de Campina Grande é vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem se destacado pela excelência artística e pela diversidade de seu repertório. Sob a direção do maestro e professor Vladimir Silva, o grupo é formado por estudantes, professores e músicos da comunidade, com foco na pesquisa, performance e difusão da música coral brasileira.
O grupo já se apresentou em vários estados do Brasil. No exterior, esteve nos Estados Unidos (2012 e 2017), França (2015 e 2018) e Portugal (2019). Um dos pontos altos da carreira do coral foi a estreia da Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 2017.
Confira a agenda em Manaus:
Terça, 19
19h: Vozes Ancestrais: a música coral afro-indígena brasileira, no Teatro da Instalação, em Manaus-AM.
Quarta, 20
11h: Cancioneiro Atlântico, de Danilo Guanais, na Catedral Metropolitana de Manaus, com o Coral da Universidade do Estado do Amazonas
19h: Concerto com coros locais, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, incluindo o Coral do Amazonas
Quinta, 21
10h: Visita ao Parque das Tribos
15h: Visita ao Museu da Amazônia