Na prevenção do coronavírus, sabemos que ter um álcool gel em mãos é imprenscindível. Porém, usá-lo não é o único cuidado que devemos tomar quando precisamos sair para a rua — pelo contrário. Tanto nossos cabelos quanto nossas unhas podem carregar o COVID-19, e por isso é necessário tomar muito cuidado ao chegar em casa e higienizá-los corretamente. Para te ajudar nessa, entrevistamos profissionais que ensinam o be-a-bá da limpeza tanto para suas unhas quanto cabelos. Aos detalhes!

Lave sempre os cabelos
Os fios de cabelo podem carregar o vírus, portanto, a higiene tem que ser redobrada durante este período. Além do mais, muitas vezes colocamos a mão contaminada nos cabelos, que vão para as bocas, olhos, nariz. “Uma das saídas é lavá-los todos os dias, principalmente se sair de casa”, explica a dermatologista Thais Castro Alves, da Clínica carioca Juliana Sales.
Vai sair? Prenda os fios
“Dê preferência aos coques (não muito justos para não machucar o couro cabeludo). Para os cabelos mais curtos, vá de presilhas ou fivelas”, orienta a dermato. Já em casa, use e abuse de máscaras capilares hidratantes. “Aproveite para esfoliar o couro cabeludo, caso tenha a raiz oleosa”, diz. Ah, o mesmo para os boys, ok? “Mantenham a barba sempre curta ou aparada. Eles devem lavar adequadamente com shampoo, não somente com água.”

Unhas: sempre curtinhas
É a hora de manter unhas curtas, pois sempre existe o perigo do vírus se depositar embaixo das unhas mais longas. Além disso, evite também as unhas postiças, que também podem reter micro organismos em suas camadas. “Indico neste período tirar o esmalte das unhas, mantê-las mais curtas, lixadas e com uma base fortalecedora”, explica a manicure Val Pacheco, do salão carioca TP Beauty Lounge.
Lave (bem) as suas mãos!
É essencial uma boa lavagem de mãos. E quando a gente diz boa, é perder uns dois minutinhos fazendo a limpeza, ok? Segundo o médico Dráuzio Varella, você deve umedecer as mãos com água e uma quantidade generosa de sabão. Espalhe a espuma nas palmas das mãos, costas, punhos, vão dos dedos e, por fim, unhas. Com as pontas dos dedos, esfregue na palma da mão oposta. E vice-versa.

Hidrate suas unhas
“Hidratante de mão e de unhas são uma excelente pedida, pois neste período, devido ao uso de muito álcool gel e excesso de lavagens com sabão, as mãos e cutículas podem ficar mais ressecadas”, diz. Com isso, a queratina das unhas se perde. Por isso, a profissional indica comprar uma cera hidratante em farmácia e usar cerca de 10seg em cada unha.
Não compartilhe seu material de manicure
A gente já sabe, mas não custa lembrar: o material de manicure é de uso particular! Não empreste seu alicate, espátula, pinça… “Lembrando que eles devem ser higienizado com álcool 70% antes e após o uso”, complementa.