Portal Você Online

‘Corpo-memória’: celebra história da dança no AM com exibição gratuita

 O projeto “Ateliê de Criação – O Tempo no Corpo”, idealizado e dirigido por Francis Baiardi, apresenta no sábado (23), às 16h, o mini documentário “Corpo-memória”, uma homenagem à bailarina, coreógrafa e produtora cultural Ana Mendes, referência na história da dança no Amazonas. A exibição acontece na Sala de Cinema Desembargador Hamilton Mourão, no Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, bairro Centro, com entrada gratuita para todos os públicos.

Com mais de quatro décadas dedicadas à dança, Ana Mendes é reconhecida como uma das personalidades mais influentes na construção da cena artística do estado. Atuou no Corpo de Dança do Amazonas, criou e participou de projetos de relevância nacional e internacional, e é a idealizadora da Mostra de Dança de Manaus – Modama.

Para Francis Baiardi, a homenagem é uma reverência em vida a uma artista, professora e educadora que contribuiu intensamente para a valorização e preservação da memória da dança, inspirando gerações e fortalecendo a história cultural do Amazonas.

“Ana Mendes contribui para que a história da dança do Amazonas não caia no esquecimento nem se torne invisível, e este mini documentário fortalece toda essa construção”, afirma Francis Baiardi, diretora do projeto.

Celebração a trajetória

O mini documentário celebra a trajetória de Ana Mendes e registra sua contribuição para a formação de artistas e a preservação da memória da dança no Amazonas. Ao revisitar suas experiências e projetos, o filme evidencia o impacto de sua dedicação ao longo de décadas, mostrando como sua trajetória se entrelaça com a história cultural do Estado.

“É uma realização pessoal saber que estou sendo valorizada por todos esses projetos de dança e pela história que construímos no nosso Estado ao longo de muitos anos. Este documentário confirma a importância do nosso trabalho, não só o meu, mas também de outros profissionais que estão sendo homenageados. É um registro que vai ficar na história do Amazonas”, conclui a artista.

“Corpo-memória” integra o projeto “Ateliê de Criação – O Tempo no Corpo”. O mini documentário homenageia Ana Mendes e reforça a proposta da iniciativa de valorizar artistas experientes, apresentando solos autorais de mulheres entre 50 e 70 anos e celebrando a potência de corpos longevos na dança.

Minibio

Formada em Dança, Educação Física e Pedagogia, Ana Mendes possui especialização em balé clássico, contemporâneo, jazz e danças populares. É professora do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e supervisora de dança no Núcleo de Difusão/LAOCS, além de atuar como produtora cultural, contribuindo de forma marcante para a cena artística do Amazonas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *