
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) será designada como órgão consultivo, no Programa de Saneamento Integrado (Prosai) que será executado em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
O trabalho conjunto foi anunciado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, durante reunião nesta quarta-feira (09/08), com o diretor-presidente da Companhia, Armando do Valle.
O Prosai Parintins é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, assim como a Cosama.
No Prosai Parintins, a Cosama vai oferecer suporte técnico consultivo relacionado aos sistemas de água e esgoto, que serão implementados a partir do primeiro semestre de 2024.
“A Cosama fará uma visita ao município, onde os técnicos conversarão com representantes do Sistema Autônomo de Água e Esgotos, o SAAE, para fazer esse diagnóstico e nos apoiar mais diretamente, tanto na fase da licitação das obras quanto na execução”, informa Marcellus Campêlo.
O Prosai Parintins vai recuperar a rede existente de distribuição de água e construir novos centros de reserva e distribuição, ampliando em 10 vezes a capacidade de armazenamento de água do município.
Também serão perfurados 10 novos poços profundos, e outros 7 serão recuperados, garantindo o abastecimento de água com qualidade e regularidade, beneficiando mais de 83 mil moradores do município.
O diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, avalia que a expertise da companhia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do programa. “Vamos levar os nossos técnicos, para unir esforços com a Sedurb e UGPE”, afirmou.
Qualidade da água
Esta não será a primeira vez que a Cosama e a UGPE realizam trabalho conjunto em Parintins. Também no âmbito do Prosai, duas vezes por ano, a companhia coleta amostras para monitorar a qualidade das águas de rios, lagos e lagoas.
A intenção é fazer este controle antes, durante e depois da implantação do programa, para avaliar os impactos e atingir as metas do programa em sua plenitude.
Com investimentos estimados em U$ 87,5 milhões, o Prosai Parintins vai solucionar desafios ambientais, urbanísticos e sociais na área conhecida como Lagoa da Francesa.
O programa abrangerá intervenções em drenagem, esgoto, mobilidade urbana, habitação, parques urbanos e infraestruturas públicas.
A expectativa é que as obras comecem no primeiro semestre de 2024, após a aprovação e liberação dos recursos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O programa já incorpora sugestões da população e especialistas, demonstrando um compromisso com a participação ativa da sociedade.


