
Manaus vai receber pacientes de Covid-19 do estado de Roraima. Acordo nesse sentido vem sendo fechado entre as secretarias de Saúde dos dois estados e o governo federal. O estado vizinho está com superlotação na sua rede de saúde.
Entendimentos firmados entre o Ministério da Saúde e o Comando Militar da Amazônia (CMA) vai garantir o transporte desses pacientes em UTI aérea, de Boa Vista para Manaus.
Vinte e sete leitos de UTIs da rede de saúde amazonense estão prontos para receber os pacientes de coronavírus de Roraima, em estado grave. Pelos dados do Ministério da Saúde, Roraima tinha até ontem (13), 6.712 mil casos e 192 mortes por Covid-19 .
A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, disse que os termos da parceria estão sendo discutidos entre as esferas técnicas e legais, Segundo ela, não haverá qualquer prejuízo aos amazonenses .
“Entendemos a situação do nosso vizinho e esperamos conseguir ajudá-los em um momento tão delicado e pelo qual já passamos. As questões técnicas como regulação de leitos, translado dos pacientes e de vigilância em saúde, estão sendo discutidas entre nós da Susam e o secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Lopes”.
O governador de Roraima, Antonio Denarium, explicou que a operação será temporária até capacitação plena dos profissionais para atendimento no hospital de campanha, previsto para começar a funcionar na semana que vem.
“Só serão transferidos aqueles que não irão correr risco de morrer durante o translado. Muito preocupado com a vida das pessoas. Temos que fazer essa ação, enquanto os médicos estão sendo capacitados para o Hospital da Campanha. Nós entramos com ação na justiça para ter direito de médicos estrangeiros trabalharem durante o período de pandemia”, disse Denarium em entrevista hoje (14) de manhã a Rádio Folha FM .


