Portal Você Online

Covid-19: amazonenses terão acompanhamento psicossocial gratuito

Projeto “Acolher é Preciso” promoverá lives na página da Sejusc no Facebook com atividades pedagógicas e dicas de como manter a saúde mental

Uma parceria entre o Governo do Amazonas, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada vai garantir acompanhamento psicossocial para as pessoas em situação de isolamento social, com foco na prevenção de danos emocionais que podem ser provocados pelo processo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O projeto “Acolher é Preciso” foi lançado nesta quinta-feira (16) e promoverá lives na página oficial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com profissionais das áreas de Psicologia e Psicopedagogia.

As lives serão desenvolvidas duas vezes por semana, propondo atividades pedagógicas para as crianças e jovens, além de apresentar dicas de como manter a saúde mental nesse período e, também, atendimento individual por técnicos da psicologia e serviço social utilizando videochamadas.

O projeto será desenvolvido pela Sejusc, em parceria com o Centro Universitário do Norte (Uninorte) e Instituto Amigos da Família e da Escola – Projeto Parceiros da Escola (Iafe/Propae), sem aporte financeiro do Governo do Estado.

Coronavírus – De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, além de trazer graves consequências para a economia e o funcionamento de serviços importantes para o cidadão, a pandemia pode provocar danos à saúde mental da população, principalmente no público mais vulnerável.
Caroline Braz acrescenta que não era possível prever as consequências do isolamento forçado e da quarentena no comportamento e nas relações domésticas e familiares, o que pode provocar ansiedade excessiva, além de outros problemas psicológicos.

O objetivo das lives é levar informações, dicas e apoio psicossocial às pessoas em situação de isolamento social, especialmente idosos, pessoas com deficiência (PcDs), mulheres e crianças, promovendo conforto e segurança, e garantindo a promoção da saúde mental dos atendidos no período de quarentena.

Atividades – As lives vão ocorrer nas terças e quintas, sempre às 16h, com profissionais de Psicologia e Pedagogia, respectivamente. A primeira live do projeto será na próxima terça-feira (21/04), com um especialista em Psicologia da Uninorte. Na quinta-feira (23/04), o Propae levará um pedagogo para participar da transmissão. As lives poderão ser acessadas pela página no Facebook da Sejusc (https://www.facebook.com/sejusc).

Às terças-feiras serão realizadas lives com foco em atividades para os pais desenvolverem com seus filhos; e às quintas-feiras, com foco na saúde mental. As lives devem ocorrer durante os dois dias da semana, e qualquer mudança será divulgada antecipadamente nas redes sociais da Sejusc.
Todas as atividades serão desenvolvidas de acordo com as resoluções nº 11/2018 e nº 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que tratam sobre o atendimento psicológico on-line.

Procedimento – O acompanhamento será feito por uma equipe multidisciplinar composta de psicólogos e assistentes sociais da Sejusc, Uninorte e Propae. O acompanhamento terá como foco diminuir transtornos, como ansiedade, dificuldades no trato alimentar, alterações no sono, irritabilidade, labilidade (instabilidade) do humor, depressão, combate ao medo, além de transtornos psicológicos.

A programação do projeto será desenvolvida durante o período em que estiverem em vigor os decretos do Governo do Estado determinando o período de quarentena no Amazonas.

Acompanhamento individual – O atendimento individualizado será realizado por meio de vídeochamadas e chamadas telefônicas, mediante escuta qualificada ou atendimento psicológico. A pessoa interessada deve encaminhar e-mail para o endereço eletrônico projetoacolherepreciso2020@gmail.com com as seguintes informações: nome completo; CPF; endereço; e-mail; telefone; disponibilidade de horário (manhã ou tarde); e uma mensagem com o motivo da solicitação do atendimento.

As informações também podem ser encaminhadas por meio do formulário on-line https://bit.ly/3cqOxmy. Uma equipe realizará uma triagem das informações para poder iniciar os atendimentos. O número para contato será informado durante as lives.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *