Atualmente a média móvel de óbitos no Brasil está em queda, o que sugere que o país está deixando o platô do ápice da pandemia

De acordo com informações atualizadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira (3), o Brasil chegou a 4.040.163 casos confirmados de Covid-19 e 124.651 mortes em decorrência da doença. Nas últimas 24h, foram registrados mais 42.298 diagnósticos e 871 óbitos.
As informações do Conass são divulgadas diariamente desde o começo de junho e servem de base para a plataforma do Ministério da Saúde. Porém, são atualizadas cerca de uma hora antes dos números oficiais.
Os estados com mais casos da doença até o momento são São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pará, Santa Catarina e Distrito Federal.
2º país mais afetado
Desde o início da pandemia, já foram registrados mais de 26 milhões de casos de Covid-19 no mundo e 864.907 mortes foram provocadas pela doença.
No ranking da Universidade Johns Hopkins, o Brasil aparece como o 2º país mais afetado pela doença, só perde para os Estados Unidos tanto em relação ao número de mortes, como de casos confirmados. O país norte-americano tem, nesta quinta-feira (3), 6.135.796 casos confirmados de Covid-19 e 186.392 mortes.
Atualmente, a média móvel de óbitos no Brasil está em queda, o que sugere que o país, finalmente, está deixando o platô formado no ápice da pandemia.
A taxa de transmissão do coronavírus também está em declínio, isso sinalizaria a aproximação de uma etapa seguinte em que a doença estaria mais controlada. O recorde de mortes em um único dia aconteceu em 29/06, quando foram registrados 1.664 óbitos.