Perfil abrange a maior parte da população economicamente ativa no estado, uma parcela com menor adesão ao isolamento social

Mais de 70% das notificações de coronavírus no Amazonas são de pessoas com idade entre 20 e 59 anos, a maior parte da população economicamente ativa no estado, do sexo masculino, e fazem parte da parcela com a menor adesão às medidas de isolamento social porque estão estão em plena atividade profissional. As informações são do boletim da situação epidemiológica de covid-19 e Síndrome Respiratória Grave (SRAG), divulgado neste fim de semana pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM).
A análise compreende o período de 13 de março, quando houve o primeiro caso confirmado da doença no estado, até o dia 6 de maio último, quarta-feira. A próxima edição será divulgada no dia 19 de maio, quando o boletim será atualizado de acordo com as semanas epidemiológicas.
O documento mostra uma progressão temporal dos casos de coronavírus na capital e, principalmente, no interior com 40% do total de ocorrências nas últimas semana. De acordo com o informativo, com relação à idade, 48,1% dos pacientes internados são da faixa etária acima dos 60 anos.
O perfil epidemiológico das mortes por coronavírus no estado aponta um tempo médio de 10 dias entre o início dos sintomas e a morte pela doença. A taxa de letalidade pela doença no estado, isto é, a proporção entre casos confirmados e óbitos, é de 8,1%. Do total de óbitos pela doença, 5% ocorreram após 48 horas da data de início dos sintomas. Os sinais e sintomas mais frequentes entre os casos graves foram febre (92,3%), tosse (91,6%), desconforto respiratório (83,5%) e dificuldade em respirar (83,1%).


