
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que 600 mil pessoas não tomaram a primeria dose do imunzante contra a Covid- 19 no Amazonas.
Nesta semana, o Estado completou 25 dias sem mortes pelo coronavírus, poucos casos e dois meses na fase amarela da pandemia com baixo risco de transmissão, mesmo assim o secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, fez uma alerta para uma possível quarta onda da doença.
A baixa procura pela vacina e a flexibilização nas medidas de prevenção do vírus podem resultar no aumento dos casos, seguindo uma tendência nacional.
Ainda segundo o secretário, Ainda conforme explicou o secretário, há riscos de o sistema de saúde entrar em colapso mais uma vez.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Amazonas vivenciou três picos da doença. O primeiro foi nos meses de abril e maio daquele ano, quando não havia leitos suficientes para os pacientes que foram infectados pela doença. Além disso, com a alta nos casos, houve ainda colapso no sistema funerário, com a falta de covas para enterrar as vítimas que morreram com a Covid-19.
Terceira dose
Na capital amazonense, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 644.561 estão dentro do prazo para tomar a terceira dose, mas ainda não buscaram as unidades de saúde que ofertam a vacina.
Para garantir a imunização da população, a prefeitura disponibiliza semanalmente dezenas de pontos de vacinação, incentivando aqueles que ainda não iniciaram o ciclo vacinal ou estão com doses em atraso a fortalecer a cobertura vacinal na cidade.
A terceira dose é ofertada diariamente, de 9h as 16h, e está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, e adolescentes de 12 a 17 anos que possuam alto grau de imunossupressão.
Locais –
A campanha de vacinação está concentrada nas unidades básicas de saúde, que já possuem toda a infraestrutura adequada para a ação, de segunda a sábado.
Os endereços dos locais de atendimento para a aplicação da terceira dose podem ser conferidos no link bit.ly/localvacinacovid19.
Casos suspeitos de Covid
Nesta semana, também a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passou a oferecer Unidades com atendimento para casos suspeitos de Covid-19.

Vacinados
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 7.106.320 doses foram aplicadas em todo o estado até este sábado (28), sendo 3.163.564 de primeira dose, 2.615.964 de segunda dose, 62.356 com dose única, 118.5123 de 1ª dose de reforço e 79.313 de 2ª dose de reforço.
A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br.