Portal Você Online

Brasil paga R$ 2,5 bi e terá 142 milhões de vacinas

Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (8), que já garantiu 142 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o Brasil. O volume de imunizantes foram negociadas com o laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, e as obtidas por meio da adesão ao consórcio internacional Covax Facility, capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O pagamento da primeira parcela dos R$ 2,5 bilhões que permitirão ao Brasil ter acesso às vacinas da iniciativa global foi realizado nesta quinta (8). Segundo o Ministério da Saúde, 30 milhões de chegam em janeiro. A previsão era de 15 milhões ainda em dezembro, mas houve um atraso no cronograma da vacina de Oxford na sua terceira fase de testes.

O consórcio internacional autorizará ao país obter imunizações que estão sendo desenvolvidas por nove laboratórios: Inovio, Moderna, Curevac, ThemisMerk, Oxford/AstraZeneca, Novavax, Universidade Queensland, Clover e Universidade de Hong Kong.

A adesão ao Covax Facility assegura ao Brasil a vacinação de 10% da população, com cerca de 42 milhões de doses. As outras 100 milhões de unidades virão do acordo com o laboratório AstraZeneca, sendo que parte delas será fabricada aqui.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *