Portal Você Online

Covid: Manaus começa a vacinar grávidas e puérperas

A população estimada de gestantes e puérperas em Manaus é de 33.132 mil mulheres, sendo que 4.268 (15%) apresentam condição de alto risco

Manaus vai iniciar a vacinação contra Covid-19 de grávidas, mães com até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades e pessoas com transtornos do espectro autista, na segunda-feira (10). O atendimento a esse grupo será concentrado em um único ponto de vacinação no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, na Zona Norte.

A vacinação só ocorrerá após cadastro e agendaemento na plataforma “Imuniza Manaus” (http://imuniza.manaus.am.gov.br/). A orientação é que os outros grupos também se cadastrem, para agilizar o atendimento.

A medida visa garantir a prioridade por doenças preexistentes com maior risco de hospitalização e morte pelo novo coronavírus.

As que ainda não realizaram o cadastro devem acessar o http://imuniza.manaus.am.gov.br/, escolher a opção “Cadastro de Cidadão”, inserir os dados, informar no item “Categoria”, se tem ou não comorbidade.

O agendamento será feito eletronicamente e para saber quando se vacinar, basta acessar no sistema no dia seguinte e clicar na opção “Consultar 1ª dose”.

Para receber a vacina o imunizado deve apresentar no posto de vacinação, além do documento de identificação (original) com foto e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez. No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.

Além disso, é obrigatória a comprovação das comorbidades, com apresentação de laudo médico. Outros documentos serão aceitos nos casos de hipertensão e diabetes (receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada), obesidade (declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior) e se a usuária estiver na condição de Pessoa Vivendo com a HIV (PVHIV), serão aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde, a declaração do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

Todos os documentos de confirmação das comorbidades devem ser apresentados com original e cópia, uma vez que a cópia ficará retida.

A vacina utilizada para a fase inicial de vacinação das gestantes e puérperas será a Pfizer/Biontech, que já está armazenada em ambiente climatizado nas condições de baixíssima temperatura determinadas pelo fabricante. O município também já recebeu os diluentes e, nesta quinta-feira (6), as seringas necessárias ao preparo e aplicação do imunizante.

Podem ser vacinadas pessoas com as seguintes doenças:

  • Anemia falciforme
  • Doença cerebrovascular
  • Hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas;
  • Hipertensão arterial em estágio 3
  • Hipertensão Arterial e Resistente (HAR)
  • Pneumopatias graves crônicas
  • Cirrose hepática
  • Doença renal crônica
  • Imunossupressão (transplantados, pessoas vivendo com HIV, pessoas que usam imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, doenças reumáticas sistêmicas em atividade e pacientes oncológicos com tratamento realizado nos últimos seis meses, entre outras condições)
  • Síndrome de Down
  • Diabetes
  • Autistas
  • Obesidade mórbida
  • Cardiopatias: Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *