Portal Você Online

Covid têm menos registros/dia, mas chegam a 1.050 no Amazonas

Coronavírus: O que o governo precisa fazer para o Brasil não ter o ...

Os casos do novo coronavírus continuam crescendo no Amazonas. O número de ontem para hoje saltou de 981 para 1.050 registros, na atualização diária da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS/AM). Mas, desde a última quarta-feira (8), que as ocorrências diárias tiveram leves quedas: na quarta eram 104, quinta 95, sexta 82 e neste sábado 68. As vítimas fatais do vírus passaram de 50 para 53, nas últimas 24 horas.

Os casos contabilizados oficialmente pela FVS/AM seguem um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, sujeitos a revisão e ocorrem de uma forma muito dinâmica. Eles são registrados nas unidades de saúde e os testes repassadas ao Laboratório Central do Estado, o Lacen/AM. Após a comprovação é que os dados entram para o quadro oficial da FVS/AM, em um prazo de 24h.

Muitos casos não são registrados nas urgências e emergências como coronavírus porque não são feitos testes. Muitos são tratados como influenza, síndrome viral e resfriado ou até mesmo medicados como covid-19 e colocados de quarentena em casa, sem que entrem para as estatísticas. O que pode explicar essa redução diária no número de ocorrências oficiais.

“Há muitas pessoas com influenza, resfriado que são medicadas e não tem o coronavírus. Outras simplesmente estão com o vírus, são medicadas vão para casa e ficam em isolamento”, diz o infectologista do Hapvida, Alexandre Souza, acrescentando que grande maioria dos portadores do vírus são assintomáticos, sem apresentar sintomas da doença.

Apesar desse quadro, o cenário ainda não é de otimismo. A previsão é que haja picos na segunda semana deste mês e na primeira de maio, segundo declarou a própria presidente da FVS/AM, Rosemary Pinto, na atualização deste sábado (11) dos números do vírus.

Manaus continua liderando o ranking de cidades amazonenses com mais casos, 932 contra 118 nos outros municípios. Atualmente são 206 os internados com a doença, 76 deles na UTI. Existem 312 casos suspeitos e 747 pessoas estão em casa depois de testarem positivo para o vírus. Das 75 mortes suspeitas de serem pelo coronavírus, 53 foram confirmadas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *