
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, participaram da abertura do novo Centro de Testagem contra a Covid-19, que funciona, das 9h às 19h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, nesta quarta-feira (19), na capital amazonense.
O local cedido pelo Estado, vai atender atender diariamente 10 mil pessoas. A Secretaria de Saúde (SES-AM) vai disponibilizar, inicialmente, 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico.
Para os primeiros dias de funcionamento, o governo estadual vai repassar 20 mil testes rápidos de antígeno.
A ação integrda entre o governo amazonense e a Prefeitura de Manaus busca ampliar a oferta do teste para identificar a doença e quebrar a cadeia de transmissão do vírus e conter a pressão na rede hospitalar.
A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
“A gente tem trabalhado nessa parceria em conjunto com a prefeitura, alertando sobre a necessidade de quem tem os sintomas que procure um Centro de Testagem. E o objetivo principal nosso, dos profissionais da área de saúde, é fazer com que a doença seja rastreada é que se quebre essa cadeia de transmissão. No momento em que aquela pessoa identifica que tem Covid-19 ela precisa ficar isolada para que não transmita para outras pessoas”, destacou o governador.
De acordo com o Wilson Lima, hoje, mais de 90% dos casos de Covid-19 no Amazonas são de Ômicron.
Para o prefeito de Manaus, o trabalho conjunto do Executivo estadual e municipal têm salvo vidas nesse combate a nova variante do coronavírus.
“Gratidão da prefeitura a essa parceria feita com o governo do Estado e que tem salvado vidas. E nós vamos continuar diuturnamente nas ruas trabalhando e toda vez que a prefeitura precisar precisar do Governo do Estado eu não tenho dúvida que o senhor irá estender a mão como tem estendido para o interior”, disse David Almeida para Wilson Lima.
Estrutura
No Vasco Vasques foram montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h neste primeiro dia de funcionamento. A partir desta quinta-feira (20), será até 17h.
Além do teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, haverá atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19.
Cada etapa do Centro de Testagem terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com essa iniciativa, o Governo do Estado irá aumentar ainda mais a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.
A dona de casa Aureci Barros, de 47 anos, procurou atendimento no Centro de Testagem neste primeiro dia. “Eu acho uma excelente iniciativa porque com esse surto que voltou a dar, com certeza vai ajudar muito. Então o Governo está de parabéns”, disse.
Em Manaus, o teste para diagnóstico da Covid-19 é feito em 32 Unidades Básicas de Saúde municipais e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs) estaduais.
Nos SPAs e UPAs, o atendimento é voltado a pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta. O Estado também oferta a testagem para passageiros que chegam pelas seguintes portas de entradas: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus.


