Portal Você Online

Cresce número de mortes por acidentes de trânsito em Manaus; dicas que podem evitar tragédias

Dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) revelam que, de janeiro até julho deste ano, foram registrados 152 acidentes. Desse total, 69 envolveram motocicletas com vítimas fatais.

No Distrito Industrial, a jovem de 22 anos, Raikellen dos Anjos, morreu esmagada por uma carreta. O caso ocorreu na semana passada.

A vítima estava na garupa de uma motocicleta de aplicativo quando o acidente aconteceu. Na visão do diretor de operações do Instituto Municipal de mobilidade Urbana – IMMU, Stanley Ventilari, a imprudência dos condutores contribui para esse aumento.

Advertisement

Saiba dicas que podem evitar tragédias:

Possivelmente a habilidade mais crucial de um bom motorista, a atenção durante a direção é fundamental. O condutor deve estar atento ao que acontece ao seu redor, observando como os outros motoristas estão se comportando, para poder tomar decisões rápidas e evitar transtornos e acidentes.

Direção defensiva

Aliada à atenção e à direção responsável, a direção defensiva representa a capacidade do motorista de identificar, com antecedência, possíveis riscos de acidente.

Conhecimento

Para evitar quaisquer tipos de imprevistos durante a direção, é indispensável que o motorista esteja familiarizado com as leis de trânsito, tenha conhecimentos básicos de mecânica, conheça o veículo que está dirigindo e tenha noção da rota que irá percorrer. Verificar a previsão do tempo também ajuda a se preparar para o dia. Dessa forma, o motorista evita desgastes mentais e físicos, tanto para si quanto para o veículo, ao longo do percurso.

Conscientização dos motoristas 

Aprender a dirigir corretamente pode ser um grande desafio para quem não tem muita familiaridade com o volante. De fato, ao obter a carteira de habilitação, muitas pessoas ainda não se sentem confiantes para dirigir nas ruas, seja por medo ou falta de prática.

Outra dica para evitar acidentes é o da manutenção do veículo. Muitos motoristas acabam negligenciando a manutenção porque gera despesas, então optam por adiá-la, o que prejudica o bom funcionamento do veículo. Para quem não possui carro próprio ou prefere não lidar com os custos de compra, manutenção e encargos, a locação ou assinatura é uma opção atraente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *