Por conta da emergência médica, a aeronave teve que fazer um pouso em Macapá, onde a criança já chegou sem vida ao Pronto Atendimento Infantil.

Uma criança de 1 ano e 5 meses morreu após se engasgar em um avião da empresa Azul, que saiu de Manaus com destino a Belém, nesta sexta-feira (12).
Por conta da emergência médica, a aeronave teve que fazer um pouso em Macapá. Conforme a Secretária de Saúde do Amapá (SESA), a criança já chegou no Pronto Atendimento Infantil sem vida após ser encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que prestou a primeira assistência na capital amapaense.
Em nota, a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá, informou que uma aeronave da Azul, que faria a rota Manaus – Belém, solicitou pouso em Macapá devido a uma emergência médica envolvendo uma criança a bordo, às 00h20 desta sexta-feira (12).
A NOA lamentou o ocorrido e informou que a equipe de bombeiros prestou o primeiro atendimento até a chegada dos bombeiros militares, que vieram em apoio ao Samu.
A empresa Azul informou, por meio de nota, que a criança recebeu suporte imediato da tripulação e foi atendida por um bombeiro que estava a bordo. A aeronave alternou para o aeroporto mais próximo e pousou em Macapá. Uma equipe médica já estava à espera no local e continuou com o atendimento.
A Azul lamenta o ocorrido e ressalta que está prestando toda a assistência necessária aos familiares. Após o ocorrido, o voo seguiu para o destino final, Belém.
Engasgo
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho é observada principalmente nas crianças na faixa etária de 1 a 3 anos.
O engasgo é quando um corpo estranho entra na traqueia causando uma interrupção total ou parcial da passagem do ar respirado. Em bebês, ocorre principalmente por líquidos, em crianças maiores, por sólidos.