
O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é um momento de reflexão também sobre a saúde dos pequenos. A médica nutróloga Fernanda Soares, da Clínica MBYÁ em Manaus, alerta para o avanço da obesidade infantil no Brasil, que já supera os índices de desnutrição.
Segundo ela, fatores como sedentarismo, excesso de alimentos industrializados, herança genética e exposição constante a propagandas de produtos ultraprocessados contribuem para o problema. Além de aumentar o risco de doenças como hipertensão e diabetes, a obesidade infantil gera sofrimento emocional, com episódios frequentes de bullying e depressão.
A médica defende que a prevenção deve começar na infância, com educação alimentar, incentivo a atividades físicas e acompanhamento médico.
Para adolescentes a partir dos 12 anos, já existem medicamentos como Wegovy, aprovado para adolescentes, e o Mounjaro, em fase avançada de estudos, que ajudam no controle da obesidade de forma segura e eficaz, sempre aliados à educação nutricional e acompanhamento médico.
“Não é um problema individual, é coletivo. Se não cuidarmos agora, vamos comprometer o futuro de toda uma geração”, alerta Fernanda.
Formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a médica Fernanda Soares está disponível para entrevistas sobre riscos, prevenção e cuidados no tratamento da obesidade infantil.