
Depois de 26 dias perdidos na floresta do Amazonas, os irmãos Glauco e Cleisson Ferreira, de 6 e 8 anos, respectivamente, encontrados ontem e internados com quadro de desnutrição grave porque só beberam água da chuva nesse período, serão transferidos na manhã desta quinta-feira (17) para Manaus – distante 330 km do município de Manicoré, onde moram e se perderam após sair para caçar pássaros.
No final da tarde de hoje, o Ministério Publico exigiu a transferência dos irmãos para que eles sejam avaliados por especialistas.
O hospital da cidade não tem pediatra, apesar do diretor, Dirceu Virgolino, ter colocado uma equipe médica para atendimento das crianças que estão se recuperando com medicação e se alimentando adequadamente nesses casos.
Segundo um dos médicos, eles apresentam uma melhora clínica, desidratação e estão estáveis. A equipe de nutrição e de psicólogos também trabalham para administrar a ansiedade – estão ansiosos para comer e pediram peixe e bolo.
“Tem de ser feito um trabalho para fazer eles entenderem que não podem comer peixe e bolo como querem. Só daqui a uns dias isso será possível”, disse a médica Suzyane Serfaty (assista o vídeo abaixo).
A prefeitura de Manicoré fez solicitação de UTI Aérea a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM). O pedido deu entrada no sistema da SES, às 18h30, desta quarta-feira (16).
“Eles solicitaram UTi aérea esta noite. Os médicos do complexo regulador vão avaliar os pedidos de acordo com a gravidade”, informou o secretário de Saúde do Interior, Cássio Roberto, que passou todo o dia em contato com a direção do hospital de Manicoré.


