Criminosos entraram armados em um estúdio de uma rede de televisão no Equador, nesta terça-feira (9). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da invasão em que a transmissão estava ao vivo. Os criminosos, com armas de fogo, brancas e até granadas, ameaçam o apresentador e equipe.
A situação ocorre após o criminoso mais procurado do Equador desaparecer da prisão onde cumpria pena. Adolfo Macías, conhecido como “Fito” e líder da gangue Los Choneros, uma das mais poderosas do país, desapareceu no domingo (7).
Até esta segunda-feira (8), as autoridades ainda não o haviam encontrado. Esta é a segunda vez que ele escapa de uma instalação prisional.
Nas redes sociais, a polícia informou ter enviado unidades especiais para o local.
Noboa, filho de um dos homens mais ricos do Equador, assumiu a Presidência em novembro do ano passado prometendo conter a violência nas ruas e nas prisões associada ao narcotráfico.
Na última segunda-feira (8), ele declarou estado de emergência – uma ferramenta usada por seu antecessor sem muitos resultados. A medida deve vigorar por 60 dias e permite o emprego de forças militares nas ruas e em prisões, bem como a imposição de um toque de recolher.
A medida foi uma reação à fuga da prisão de Adolfo Macias, líder do grupo criminoso Los Choneros, bem como a outros episódios de desordem em presídios.