
Nesta quinta-feira (3), o advogado paulista Cristiano Zanin Martins tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia foi transmitida pela TV e pela Rádio Justiça e também pelo canal do STF no YouTube.
Zanin foi ex-advogado de Lula e ganhou notoriedade ao conseguir a liberdade do seu constituinte após várias condenações em primeira e segunda instâncias da Justiça brasileira. Ele foi indicado para o cargo por Lula e assume a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
Participaram do evento membros de Tribunais Superiores, familiares, amigos e autoridades. Pelo menos 350 pessoas foram confirmadas para a sessão solene que foi presidida pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.
O presidente Lula esteve ao lado de Weber e, além dele, também tiveram destaque no plenário o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Weber abriu uma exceção para fazer um discurso, desejando felicidades ao novo ministro. “Estou convicta de que, vossa excelência, com a sua cultura jurídica, seu preparo técnico, sua experiência e extrema lhaneza, enriquecerá este colegiado. Seja muito bem-vindo”.


