
Livakovic deixou o próprio nome marcado na história da Croácia. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, diante do Japão, nesta segunda-feira (5), o goleiro defendeu três pênaltis e garantiu a classificação croata às quartas de final da Copa do Mundo. O placar nas penalidades terminou em 3 a 1, no estádio Al Janoub. No tempo normal, Maeda abriu o placar pelo Japão no primeiro tempo, e Perisic empatou no segundo.
Livakovic não passou despercebido durante os 90 minutos – e mais 30 da prorrogação – com defesas pontuais, mas mostrou mesmo seu poder decisivo no último momento da partida: a disputa por pênaltis. Com tranquilidade, defendeu os chutes de Minamino, Mitoma e Yoshida, e colocou a Croácia novamente nas quartas de final.
O Japão perdeu a chance de superar sua melhor participação em Copas, que foi justamente a fase de oitavas de final em 2002, 2010 e 2018. A Croácia segue sonhando em retornar à final do Mundial, como aconteceu na Copa da Rússia, em 2018.
Agora, os croatas esperam o vencedor de Brasil x Coreia do Sul, que jogam agora às 16h (horário de Brasília), no estádio 974. A partida de quartas de final acontece nesta sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação, às 12h (horário de Brasília).