
O Cruzeiro enfrenta o Vasco nesta segunda, em São Januário e só a vitória interessa. A partida válida pela 36ª – e antepenúltima – rodada do Campeonato Brasileiro marcará a reestreia do técnico Adilson Batista no comando celeste. A Adilson, quarto técnico do time desta temporada, caberá a dura missão de manter viva a esperança cruzeirense de escapar do rebaixamento.
Graças ao empate por 1 a 1 do Ceará contra o Athletico Paranaense nesse sábado, basta ao Cruzeiro uma vitória diante do Vasco para deixar a zona de rebaixamento. O empate teve gosto de derrota para o Vozão na abertura desta 36ª rodada. Vencendo por 1 a 0 até os acréscimos do segundo tempo no Castelão, com um jogador a mais em campo, o alvinegro cearense tomou o gol que decretou a igualdade aos 48 minutos.
Com isso, o Ceará chegou aos 38 pontos – dois a mais que o Cruzeiro – e ocupa a 16ª colocação na tabela.
Apesar dos tropeços recentes contra times da parte de baixo da tabela – empate contra o Avaí e derrota para o CSA, ambos em casa – o torcedor celeste se apega à memória de triunfos contra grandes e tradicionais rivais, como Botafogo e Corinthians fora de casa, e sobre o São Paulo, no Mineirão, todos no returno do Brasileirão.
O time estrelado tem 36 pontos e é o 17º na classificação do campeonato. Em 35 jogos, o time acumula 13 derrotas, 15 empates e apenas sete vitórias, o que resulta num aproveitamento de 34,3%. A Raposa marcou 27 gols e sofreu 41. Além do compromisso desta segunda contra o Vasco, no Rio de Janeiro, o Cruzeiro encara o Grêmio, em Porto Alegre (dia 5), e o Palmeiras, no Mineirão (dia 8).
Longe da zona de rebaixamento e também da briga por uma vaga na Libertadores, o Vasco tem poucas pretensões neste campeonato. Em 13º colocado, com 44 pontos, o time está a nove do Corinthians, último time da zona de classificação para a Libertadores. A distância para o Cruzeiro, primeiro time do Z4, é de oito pontos.
O reencontro com Vanderley Luxemburgo, técnico da histórica Tríplice Coroa do Cruzeiro em 2003, quando o time estrelado faturou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, estará cercado de tensão. O jogo pode marcar o início de uma arrancada celeste para se manter na primeira divisão ou poderá ser mais um obstáculo no calvário cruzeirense na temporada.
Luxemburgo tem dois desfalques para o confronto contra o Cruzeiro, os volantes Marcos Júnior e Raul. Marcos Júnior sofreu um choque de cabeça com o goleiro Tiago Volpi, na partida contra o São Paulo, na rodada anterior. Ele deixou o gramado e foi levado para um hospital da capital paulista. Apesar de ter sido examinado e liberado para retornar ao Rio com a delegação cruzmaltina, sua participação contra o Cruzeiro é descartada por observância ao protocolo da Fifa sobre atletas que ficaram desacordados em campo.
Já Raul não poderá participar do jogo de segunda-feira por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo diante do Tricolor Paulista, tendo assim que cumprir suspensão automática contra a Raposa.
VASCO X CRUZEIRO
Vasco: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Osvaldo Henríquez, Leandro Castan e Henrique; Richard, Guarín, Felipe Bastos e Bruno César; Ribamar e Marrony.
Técnico: Vanderley Luxemburgo
Cruzeiro: Fábio, Orejuela, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Ederson e Ariel Cabral; David e Pedro Rocha; Joel
Técnico: Adilson BatistaMotivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio São Januário, no Rio de JaneiroData e horário: Segunda (02/12/2019), às 20h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)


