
Nesta quarta-feira (23) acontece a sessão de estreia do curta-metragem “Mata-Gato”, de André Cunha, no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro de Manaus. A entrada é gratuita e a classificação é de 18 anos.Play Video
A programação inicia às 18h30 e conta com exibição de filmes de diretores amazonenses, como “Jupia”, de Márcio Nascimento, “Necromante”, de Ricardo Manjaro, “Covid” e “O Pulo do Gato”, de Jimmy Christian.
“Mata-Gato”, em coprodução com a Artecontemporaneapurafilms & LaXunga Produções, narra momentos de uma noite longa de terror para um velho solitário e atormentado após matar mais um gato.
Com roteiro assinado por André Cunha e Jimmy Christian, a obra é inspirada em contos literários como “Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, de 1843, e “Gatos de Ulthar”, de H.P. Lovecraft, de 1920, que dialogam com a crueldade humana acerca da pureza de um animal visivelmente inocente e vulnerável, mas carregado de misticismo.
Outra referência da obra é inspirada na estética do curta-metragem amazonense “O Pulo do Gato”, de Jimmy Christian, de 2021, e também filmes de terror dos anos 80, com efeitos práticos, como o “Enigma do Outro Mundo”, de 1982, e “ Uma Noite Alucinante”, de 1987.
“Mata-Gato” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital nº 01/2023 de Fomento às Artes – categoria Audiovisual, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e executado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
No elenco estão Evandro Menezes e a gata Florinha de Deus. A ficha técnica tem Renata Paula na assistência de direção, Liviah Prestes na preparação de elenco, Max Caracol na assistência de produção, Orlando Júnior na direção de fotografia, Schaydson Souza na assistência de fotografia, Villy Gouveia na direção de arte, Afrânio Pires e Daniele Coimbra na assistência de arte, Enmanuel Gomes na edição e efeitos especiais e Castro Junior no trailer.
A produção do filme traz ainda Fernando Crispim no som direto, Bruno Fabian no stopmotion, César Nogueira no making of e fotografia still, Daniel Fredson, Moham Henrique e Yan Rodrigues na trilha sonora, Isabelly Maria e Manuella Barros na comunicação e Ashna Kapoor no design de capa.