
O presidente Lula (PT) é visto como o principal culpado pela taxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros por 35% dos entrevistados na pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (16). Já o ex-presidente Jair Bolsonaro é culpado para 22% das pessoas.
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA, é responsabilizado por 17% dos ouvidos no levantamento. Em quarto lugar aparece Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com 15%.
Ainda nesse sentido, 7% não souberam responder, enquanto que para 3% nenhuma das pessoas listadas é responsável. Já 1% disse que todos — Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes — são culpados pelo tarifaço.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios, entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A tensão entre Brasil e Estados Unidos começou em 9 de julho, quando Trump anunciou tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, e as justificou por uma suposta “caça às bruxas” no Brasil contra o ex-presidente Bolsonaro, que será julgado em setembro no Supremo Tribunal Federal por liderar uma organização criminosa armada na tentativa de dar um suposto golpe de Estado.