Portal Você Online

Datafolha: 35% culpam Lula pelo tarifaço e 22% Bolsonaro

O presidente Lula (PT) é visto como o principal culpado pela taxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros por 35% dos entrevistados na pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (16). Já o ex-presidente Jair Bolsonaro é culpado para 22% das pessoas.

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA, é responsabilizado por 17% dos ouvidos no levantamento. Em quarto lugar aparece Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com 15%.

Ainda nesse sentido, 7% não souberam responder, enquanto que para 3% nenhuma das pessoas listadas é responsável. Já 1% disse que todos — Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes — são culpados pelo tarifaço.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios, entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A tensão entre Brasil e Estados Unidos começou em 9 de julho, quando Trump anunciou tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, e as justificou por uma suposta “caça às bruxas” no Brasil contra o ex-presidente Bolsonaro, que será julgado em setembro no Supremo Tribunal Federal por liderar uma organização criminosa armada na tentativa de dar um suposto golpe de Estado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *