
O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na tarde desta terça-feira (26), a ordem de serviço para a construção do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.
A obra, que tem o projeto assinado pelo premiado arquiteto Oscar Niemeyer, será um marco para o turismo da capital amazonense, uma vez que contemplará um dos principais pontos turísticos da cidade, e consolida os investimentos da gestão no turismo em 1.000 dias de trabalho.
O chefe do Executivo municipal ressaltou a importância da realização desta obra que estava arquivada há 17 anos.
A assinatura dessa ordem de serviço, a primeira obra de Oscar Niemeyer no Norte do Brasil, nos dá uma condição diferenciada. Com prazo de 12 meses para a entrega, o mirante vai tornar esse local um dos lugares mais atrativos, mais visitados da cidade de Manaus.
O projeto original de Niemeyer foi desenvolvido em 2005, no seu escritório no Rio de Janeiro, contendo um museu e um restaurante que totalizam 1.800 metros quadrados de área, que ganhou ampliação e atualização, inclusive para acessibilidade universal, expandindo o conceito para parque urbano, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em 2021, totalizando uma área de implantação de 17.533,18 metros quadrados.

O parque tem a função de se estabelecer como uma nova referência em opção de lazer, turismo local, nacional e internacional, aproveitando todo o potencial paisagístico natural oferecido pela área, que vai ganhar estrutura, mobiliários urbanos e estacionamentos durante a obra, conciliando urbanização e o meio ambiente na Amazônia.
De acordo com David Almeida, o novo ponto turístico tem tudo para ser uma referência da cidade, surgindo como um segundo Teatro Amazonas, agora, na zona Leste.
“Esse é um projeto bom para a cidade de Manaus, eu não sei porque não aproveitaram durante esses 17 anos. Eu estou feliz, porque na nossa gestão nós estamos dando a ordem de serviço com o mesmo diretor-presidente do Implurb, que era o Carlos Valente na época. Portanto, se fosse fácil, já teria sido feito e agora nós estamos realizando uma obra de aproximadamente R$ 80 milhões.
O projeto foi licitado, tendo como vencedor o Consórcio Encontro das Águas, formado pelas empresas F N Crespo Neto e Cia Ltda. e RED Engenharia Ltda., com prazo de execução de 360 dias.

O parque terá ainda guarita e área administrativa, pórtico de entrada, espaço multiuso, quiosques, banheiros públicos e estacionamentos, com todo o espaço prevendo acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs). As áreas ao ar livre vão incluir academia ao ar livre, playground e playpet.