Empreendimento será inaugurado pelo prefeito de Manaus e o presidente da República no próximo dia 16

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o presidente da República, Jair Bolsonaro entregam, no próximo dia 16, o residencial multifamiliar social Cidadão Manauara 2, Etapa B, na Rua Apuiuna, 354, no Santa Etelvina, na Zona Norte.
O emreendimento de 23.981,39 metros quadrados de área construída, teve sua certidão de Habite-se Total expedida na última quinta-feira (8), pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). O documento atesta o atendimento à legislação urbanística em vigor, assim como aos padrões de construção e segurança habitacionais exigidos em lei.
Os 500 apartamentos fazem parte do programa habitacional da Prefeitura de Manaus e integram o programa federal “Casa Verde e Amarela”, com financiamento pela Caixa Econômica Federal, e recebem os últimos retoques para a entrega.
“Esse é um empreendimento contratado com recursos federais e financiamento da Caixa Econômica. O conjunto está pronto para ser entregue, estamos nas tratativas finais, com seleção de pessoas feita pela instituição bancária, com coordenação e banco de dados da Prefeitura de Manaus, e entrega das chaves pela Caixa”, disse o prefeito David Almeida.
Segundo o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, com o residencial, que se conclui dentro do “Casa Verde e Amarela”, se resgata parte da dignidade de pessoas que necessitam de habitação, atendendo proposta de campanha do prefeito David Almeida, de oferecer para a cidade uma política habitacional e de regularização urbana.
Blocos
São 25 blocos residenciais padrão e adaptáveis para Pessoas com Deficiência (PcDs), com 5 pavimentos em cada bloco (térreo e quatro andares).
Cada apartamento tem sala de estar e jantar, dois quartos, hall, banheiro social adaptável, cozinha e área de serviço. Os equipamentos comunitários que compõem o conjunto incluem salão, clube social, copa/bar, banheiros, quadra poliesportiva, quadra de areia, dois playgrounds, área verde, área de preservação permanente e sistema viário, incluindo vagas de estacionamento para visitantes e moradores. O empreendimento tem sistema de esgoto sanitário final para Estação de Tratamento (ETE).
A obra começou a ser construída em outubro de 2018 e tem execução pela empresa RD Engenharia.
“São amazonenses que realizam o sonho da casa própria, tendo dignidade para suas vidas. E ter podido contribuir para este processo, enfrentando a inflação, empreendendo e fazendo o empreendimento acontecer é motivo de enorme satisfação para todos nós. Todos os dias construímos um mundo melhor”, disse o presidente do grupo RD, empresário Romero Reis.
Habitações
As 500 unidades habitacionais estão em fase de acabamento, dentro dos trabalhos coordenados pela Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), órgão ligado ao Implurb.
O prefeito irá anunciar a construção de mais habitações e novas obras estruturantes para a capital, além das já anunciadas para o programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, com previsão de R$ 1,2 bilhão de investimentos.
David Almeida já lançou o programa “Casa para Todos”, cuja meta é a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital.
“Nós temos aqui essa entrega de 500 casas e a perspectiva é de fazer 5 mil habitações na cidade de Manaus. Com a vinda do presidente, nós vamos avançar muito nessa meta”, disse o prefeito.
O objetivo do programa é a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. Conforme o prefeito David Almeida, o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.
Residencial Manauara 2
Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.
Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para Pessoas com Deficiência (PcDs), inclusive nas áreas comuns.
Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da gestão David Almeida, por lei municipal.