
O prefeito de Manaus, David Almeida confirmou, após aprovação pela Câmara, que vai comprar dois milhões de doses da vacina russa Sputnik V para imunizar toda a população de Manaus.
David viaja ainda esta semana para visitar a fábrica da União Química, em São Paulo, que produz a vacina no Brasil. David afirmou ainda que também vai conversar com a Fiocruz que fabrica Oxford/AstraZeneca, no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o prefeito, as negociações para a aquisição dos imunizantes estão em andamento para fechar um acordo de intenção de compra.
“Nos vamos visitar a União Química em São Paulo ainda esta semana. São 247 estudos para a fabricação de vacinas atualmente e que não foram autorizados para todos os governos e estamos negociando para comprar com essas empresas”, confirmou David.
As vacinas serão repassadas ao Ministério da Saúde, reponsável pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), de acordo com o que ficou acertado no último encontro da Frente Ampla de Prefeitos, que formou um consórcio de municípios para a aquisição dos imunizantes.
Segundo David, não existe oferta de vacinas disponíveis no momento para pronta entrega. “Mas estamos adiantando para quando tiver essa oferta. Inclusive já temos proposta de preço”, adiantou.
A Sputnik V tem 91% de eficácia e pode ser aplicada em dose única. Ela custa U$ 10 dólares. Na conversão da moeda americana para o Real em valores de hoje (R$ 5,53), esse volume de doses da vacina custaria 20 milhões de dólares ou algo em torno de 106 milhões de reais.
Pode imunizar com apenas uma aplicação mantendo a imunidade


