Portal Você Online

David e Wilson reúnem com o CMA para alinhar vacinação em massa

Comando Militar da Amazônia vai coordenar o trabalho das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – no plano estratégico e logístico para a vacinação no estado

O governador do Amazonas, Wilson Lima e prefeito de Manaus, David Almeida, reuniram com o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Theophilo Gaspar de Oliveira, nesta segunda-feira (15), para alinhar a aceleração da vacinação em massa da população acima dos 50 anos contra a Covid-19.

O plano piloto do Ministério da Saúde está previsto para começar no próximo dia 22 com o objetivo de acelerar a imunização com o apoio das Forças Armadas começando pelo Amazonas e cobrir toda a região Norte do país.

O CMA vai coordenar o trabalho das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – no plano estratégico e logístico para a vacinação no estado com relação a segurança e na montagem de pontos de vacinação, conforme planejamento do Ministério da Saúde.

“Vamos empenhar todos os esforços para a Operação Covid-19, do Ministério da Defesa, e que tudo estiver ao nosso alcance. Nós vamos cooperar com as secretarias municipal, estadual e o Ministério da Saúde”, assegurou o general Theófilo Gaspar.

Ainda de acordo com o comandante do CMA, o Exército apoiará com a capacidade logística, mão de obra, digitadores, vacinadores, auxiliares, para agilizar esse processo de vacinação.

“Desde o início da pandemia a gente tem trabalhado de forma conjunta e a vacina é o caminho que a ciência nos aponta, é o caminho mais seguro para que a gente possa imunizar a nossa população e recomeçar e voltar a vida normal”, disse o governador Wilson Lima, após o encontro.

Para o prefeito David Almeida, “Manaus já é a primeira, em percentual, para vacinação, e, com a ajuda do Comando Militar, nós vamos ampliar nossa capacidade. Esse público acima dos 50, abaixo dos 70 anos, compreende mais de 260 mil pessoas que nós queremos vacinar em cerca de 20 dias”, afirmou o prefeito.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização, a vacinação contra a Covid-19, está divididas em quatro grupos de pessoas (50 a 54; 55 a 59; 60 a 64; 65 a 69 anos), que serão imunizadas respeitando o esquema diário referente a data de aniversário.

Vacinas

Para atender a essa nova etapa de vacinação, a Prefeitura de Manaus aguarda o envio de, pelo menos, mais 530 mil doses de vacina pelo Ministério da Saúde.

Dependendo da marca da vacina, o intervalo entre as doses será de 28 dias para vacinados com CoronaVac/Butantan e de 90 dias para os vacinados com Oxford/AstraZeneca.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *