
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou o edital com a lista de 2.133 alunos que estão em situação de risco de jubilamento. A relação inclui estudantes de cursos de oferta regular em Manaus, Tabatinga, Itacoatiara, Parintins e Tefé e foi publicadono último dia 30 de abril. Os estudantes têm até a próxima semana para apresentar defesa.
De acordo com a instituição, podem ser desligados alunos que abandonaram as atividades acadêmicas, ultrapassaram o tempo máximo de integralização curricular previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), apresentaram aproveitamento insuficiente ou descumpriram acordos firmados, anteriormente, para evitar o desligamento.
Outros critérios que podem levar ao jubilamento incluem a ausência de matrícula por dois períodos consecutivos ou alternados, reprovação por falta em todos os componentes curriculares de um período letivo e dupla reprovação por falta em um mesmo componente curricular.
Os estudantes que desejarem apresentar defesa devem protocolar, no prazo de cinco dias úteis a contar da data de publicação do edital, sua solicitação por meio do Protocolo Virtual do Estado do Amazonas, no site https://protocolovirtual.
A solicitação deve incluir formulário específico com a justificativa, documentos comprobatórios (caso existam) e cópia de documento de identificação com foto.
A lista de cursos com estudantes em risco de jubilamento é extensa. Em Manaus, estão incluídos alunos de áreas como Direito, Medicina, Enfermagem, Engenharias, Artes, Ciências Humanas e Exatas.
Nos municípios do interior, há estudantes dos cursos de Computação e Informática (Itacoatiara); Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Ciências Biológicas (Parintins); Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia (Tabatinga); e diversas licenciaturas em Tefé.