Portal Você Online

Manaus: Defesa Civil alerta para alto volume de chuva hoje

A Defesa Civil, informou alerta que Manaus tem previsão de alto volume de chuva neste domingo (12). O informa que o elevado volume de chuvas pode gerar alagamentos, inundações e entre outros.

“A região de Manaus tem previsão de precipitação, superior a 100m ao longo deste domingo. Este é um valor significativo para o município, o elevado volume de chuvas pode gerar alagamentos, inundações, enxurradas ou desbarrancamentos de encostas”, diz a nota.

Em caso de ocorrências, disk 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Com a forte chuva que atingiu a cidade de Manaus na manhã desde domingo (12), diversos bairros amanheceram inundados.

Por meio de vídeos e fotos, moradores mostram em suas redes sociais o nível da água que passava meio metro acima do chão.
 
Segundo a Defesa Civil são várias ocorrências, a maioria alagamentos.  “Os técnicos já estão em monitoramento e outras informações sobre casos mais graves devem ser repassadas ao longo do dia”, informou.

São mais de cinco horas de chuva em Manaus e a previsão é que continue a chover pelas próximas horas.

A pluviometria registrada às 9h30 informa que nas últimas 24 horas são de 62 milímetros de média. A zona mais afetada é a Leste, com 74mm, seguida da Norte (67mm), Sul (55mm) e Oeste (52mm).

Até às 9h57  a Central 199 da Defesa Civil registrou 15 ocorrências, sendo a maioria por alagação e que as demandas na central estão sobrecarregadas.

Ocorrências

Nesta sábado (11), uma chuva intensa com 30 minutos de duração causou um deslizamento de um barranco causou uma enxurrada de lama na Rua Frei Ciro, Comunidade Monte Cristo, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus.

Segundo a Prefeitura de Manaus, há risco de novos deslizamentos. De acordo com moradores do local, um dos barrancos cedeu e fez com que algumas ruas do bairro ficassem cobertas de lama.

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que as equipes da Defesa Civil se deslocaram até o local para verificar a situação e constatou que há uma grande erosão que afetou as residências e os arredores.

Cerca de sete famílias foram cadastradas e encaminhadas para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMMASC), uma vez que o local apresenta riscos de novos deslizamentos.

As equipes estão aguardando o tempo melhorar para retomar os trabalhos, dando continuidade ao cronograma de obras.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), atuou, durante todo o sábado (13), na comunidade Monte Cristo.

A área está sendo monitorada desde o dia 20 de fevereiro, onde outras 13 famílias, que se encontravam em risco, foram retiradas do local e inseridas no programa Auxílio Aluguel.

Deslizamento de terra colocou em risco aproximadamente nove famílias no Monte das Oliveiras (Divulgação/Semseg)

Obras paralisadas

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) informou que, por conta da chuva na manhã deste domingo, precisou interromper os trabalhos de troca das telhas da estrutura central do Terminal de Integração 2 (T2), no bairro Cachoeirinha, que iniciaram no sábado.

As equipes estão aguardando o tempo melhorar para retomar os trabalhos, dando continuidade ao cronograma de obras.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *