
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) definiu, por meio de sorteio, nesta quarta-feira (24) a ordem do desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus, durante o seminário realizado com dirigentes das agremiações no Palacete Provincial, situado na avenida Sete de Setembro, bairro Centro, zona Sul de Manaus.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Presidente Vargas abre a noite de desfiles e o GRES Unidos do Alvorada encerra o evento. O desfile deve ocorrer no dia 14 de fevereiro, sábado gordo de Carnaval.
Confira a ordem de desfiles:
- 1ª – Presidente Vargas;
- 2ª – Andanças de Ciganos;
- 3ª – A Grande Família;
- 4ª – Reino Unido da Liberdade;
- 5ª – Mocidade Independente de Aparecida;
- 6ª – Vila da Barra;
- 7ª – Vitória Régia;
- 8ª – Unidos do Alvorada.
Enredos 2026
O GRES Presidente Vargas vai homenagear a empresária e cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, com o enredo “Com uma flecha e um sonho: Isabelle Nogueira, a Força da Mulher Amazônica”. O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família vai mostra a força da herança do povo nordestino com o enredo “O galo faceiro e o chamado de São João – Maracanaú”.
A atual campeã do carnaval, GRES Reino Unido da Liberdade, escolheu apresentar a força dos caboclos da mata cultuados nas religiões de matriz africana com o enredo “Salve os Caboclos da Floresta! Da Coroa de Vodum, aos contos de Mestrinho”. O GRES Mocidade Independente de Aparecida presta uma homenagem ao município de Novo Airão com “Do Velho ao Novo, para sempre Airão: Santuário de Riquezas, a maravilha verde no coração da Amazônia”.
Já o GRES Vila da Barra promete descortina as histórias que assombram o maior símbolo da capital do Amazonas: o Teatro. A gigante da zona Oeste definiu como enredo “A ópera dos imortais”. O GRES Unidos do Alvorada deve levar para a avenida a BR-319 e até o momento não oficializou o enredo, assim como o GRES Vitória Régia não divulgou o enredo para o Carnaval 2026.