Portal Você Online

Delegado alerta para golpes em leilão para compra de carros em Manaus

Estelionatários estão usando antigo site de compra e vendas para aplicar golpes pla internet

O delegado da Polícia Civil do Amazonas foi às redes sociais nesta segunda-feira (21) para alertar a população sobre o golpe na compra de carros por preços abaixo do praticado no mercado, que vem registrando muitas ocorrências na sua delegacia, o 19º Distrito Integrado de Polícia (Ponta Negra), na zona Oeste de Manaus.

Segundo ele, uma grande quantidade de Boletins de Ocorrência (B.O) envolvendo leilões tem sido registrados por pessoas lesadas por estelionatários que usam a internet para aplicar o golpe. Nos últimos meses, foram cerca de 30 B.O de pessoas que fazem pix sem mesmo ir no local.

Costa e Silva explica (assista ao vídeo abaixo) que os estelionatários se passam por representantes de uma concessionária antiga em sites de compra e venda e colocam carros com preços atrativos como lance inicial, fazendo com que as pessoas caiam no golpe.

“As pessoas acreditam se tratar de um leilão sério, no entanto, acabam sendo enganadas e transferem valores altos para os criminosos”, diz o delegado no vídeo.

Ele também dá dicas para que o comprador evite cair em golpes. “Faça vídeochamada com o vendedor, guarde fotos, faça captura de tela da foto da pessoa ou de dados enviados por ela, marque de conferir o produtor pessoalmente, tudo para garantir máxima segurança”, alerta Silva.

“Antes de efetuar qualquer pagamento, deve ser perguntado para o vendedor se aquela conta é dele mesmo, pois há casos em que os estelionatários enganam tanto o vendedor quanto o comprador”, informa.

“Na maioria das vezes as vítimas se deixam levar pela educação, gentileza e no uso correto da língua portuguesa que os infratores utilizam, justamente para dar mais legitimidade ao golpe”, reforça o delegado.

Caso seja vítima, o lesado deve procurar a unidade policial mais próxima e registrar o BO, com o máximo possível de provas. O registro da ocorrência também pode ser realizado pela Delegacia Virtual (Devir), no site https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *