O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, de janeiro a setembro deste ano, 1.353.741 exames laboratoriais, uma média de mais de 150 mil análises por mês.
A unidade possui o maior laboratório do estado, em volume de exames realizados, com certificações que o colocam nos mais altos padrões de qualidade.
Ao longo de 2023, o hospital contabilizou a realização de 1.779.753 exames, número que deverá ser alcançado ou até ultrapassado este ano, conforme estimativa da SES-AM.
Dentre os principais exames feitos no Hospital Delphina Aziz, estão os de bioquímica, de análises hematológicas, de hormônios, imunologia, urinálise, microbiologia, biópsias, parasitologia e epidemiológicos.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os investimentos em inovação tecnológica, realizados no laboratório do Hospital Delphina Aziz, se refletem nos números de exames realizados e na excelência dos serviços, atendendo pacientes da capital e do interior.
“Os processos de qualidade adotados na unidade são uma referência e garantem total segurança aos pacientes”, pontuou.
Certificações
Unidade do Governo no Amazonas, o Hospital Delphina Aziz é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
A unidade recebeu, este ano, o selo de Acreditação ONA – Nível 2 –, a maior certificação em saúde do país, concedida a unidades que se destacam pela gestão de alto padrão de qualidade. Também recebeu a certificação internacional QMENTUS, que avalia os serviços de saúde e verifica se as organizações atendem aos requisitos de governança e boas práticas assistenciais.
Segundo o diretor-operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do INDSH, José Luiz Gasparini, o setor de laboratório do hospital conta com dois importantes certificados de garantia: o que é fornecido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), que anualmente avalia o seu desempenho; e o de proficiência em Ensaios Laboratoriais, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além disso, também possui selos de certificação ONA e QMENTUM, que reforçam a qualidade dos serviços prestados.
“O processo de qualidade do laboratório é extremamente rigoroso e feito de forma contínua. Contamos com uma equipe dedicada, que monitora a qualidade dos exames 24 horas por dia, comparando os resultados com parâmetros nacionais e internacionais. Esse acompanhamento do processo de qualidade assegura que cada exame realizado siga os mais altos padrões, reforçando o compromisso da nossa unidade com a saúde e o bem-estar da população do Amazonas”, declarou Gasparini.
Transplantes
O Hospital Delphina Aziz é também referência em transplante de rins, na rede pública de saúde. A unidade já realizou, de janeiro a setembro deste ano, 70 transplantes de rins, sendo 46 de doadores vivos.
Os transplantes de doadores já falecidos, processo que iniciou em junho, já beneficiou 24 pacientes, que passaram pelo procedimento. O hospital se prepara, agora, para oferecer transplantes de fígado, conforme já anunciou o governador Wilson Lima.