
O Amazonas vacinou somente 13,49% do total do público-alvo da vacina contra a dengue até 14 anos, desde 20 de fevereiro até o último dia 21, segundo números da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Ainda segundo órgão, de 78.760 doses disponibilizadas, somente 10.624 foram aplicadas em 12 munícipios amazonenses selecionados pela pasta.
No início da vacinação em fevereiro, o público-alvo de 10 a 12 anos. Mas devido à baixa procura, o estado ampliou a campanha contra a doença para crianças e adolescentes de até 14 anos.
A mudança, segundo o MS, ocorreu após pedido das secretarias estaduais que informaram a baixa adesão do público na procura pela vacina em postos de saúde.
Conforme o último informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas, da FVS, o Amazonas tem, até o momento, 3.290 casos confirmados de dengue. Em Manaus, são 1.710 casos confirmados.
O Amazonas também registrou, em Manaus, uma morte por dengue, na quinta-feira (28), segundo o a pasta ministerial, que monitora o avanço da doença no país. Foi a primeira morte pela doença confirmada pelo painel de monitoramento do MS.
Ainda diante da baixa adesão pelo imunizante, o Ministério da Saúde incluiu mais 10 cidades do Amazonas que irão receber doses da vacina após uma redistribuição anunciada esta semana: Coari, Lábrea, Tonantins, Codajás, Tefé, Carauari, Envira, Jutaí, Benjamin Constant e Manacapuru.
Com a redistribuição, o MS determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e cidades vizinhas com casos de dengue tipo 2.
Conforme o MS, as doses que devem ser remanejadas são as com vencimento em 30 de abril. O ministério informou, ainda, que vai garantir a segunda dose para quem receber a primeira dose desse remanejamento.


