
Dependentes químicos no Amazonas podem obter tratamento Programa de Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes – o DPV/Previne, criado em 2003. É preciso aderir voluntariamente.
“Nós fazemos a entrevista motivacional para saber se realmente é o paciente que está buscando ajuda ou é uma decisão tomada pela família, contra a vontade dele”, explicou Mary Léia Reis, psicóloga do DPV.
Após o primeiro contato entre a família, o paciente e os profissionais dão início em conjunto aos procedimentos para a internação, caso seja a vontade do dependente químico.
Segundo Diana Cardoso, assistente social do programa, além do trabalho psicossocial, o DPV viabiliza a confecção da documentação dos pacientes, quando necessário. “Geralmente, quando os dependentes químicos nos procuram, eles já não têm nenhuma documentação, já se encontram em extrema vulnerabilidade social. Então realizamos o acompanhamento e viabilizamos a retirada da segunda via de documentos”, disse.
O paciente é encaminhado ao Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, da Secretaria de Segurança Pública, na rodovia AM-010.
Os interessados em receber o atendimento podem entrar em contato com o DPV/Previne pelos números 3652-2048, 3652-2000 ou 3652-2047.
Outra opção é ir até a sede da SSP-AM, que fica no shopping Manaus Via Norte, localizado na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. O horário de atendimento é das 8h às 11h, pela parte da manhã, e de 13h às 16h, pela parte da tarde, segunda a sexta-feira.


