Portal Você Online

Deputada cobra Casas de Passagem para idosos no interior amazonense

Parlamentar alerta para altos índices de violência e defende acolhimento digno à terceira idade nos municípios-polo

Às vésperas do Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para cobrar, nesta terça-feira (30), ações mais efetivas de proteção e valorização da população idosa e instalação de Casas de Passagem no interior do Estado.

Autora da Lei nº 6.268/2023, que instituiu a Política Estadual de Incentivo ao Empreendedorismo na Terceira Idade, a parlamentar destacou que a legislação já garante apoio, capacitação, crédito e inclusão digital para idosos que desejam empreender e transformar sua experiência em oportunidades.

“Precisamos olhar para os nossos idosos com respeito e responsabilidade. Essa lei busca garantir autonomia e dignidade, mas precisamos avançar muito mais”, reforçou Mayra.

A deputada alertou que os avanços são limitados pela falta de estrutura adequada. Exemplo disso é a primeira Casa de Passagem do Idoso, entregue em Manaus com apenas 10 vagas, quando deveria comportar 50. A insuficiência se soma a um cenário preocupante: até agosto, o Amazonas registrou 11.449 casos de violência contra idosos, sendo 8.647 apenas na capital.

Diante desse quadro, Mayra apresentou requerimentos cobrando do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) esclarecimentos sobre a unidade de Manaus e defendendo a implantação de Casas de Passagem em municípios-polo do interior, como forma de ampliar o acolhimento digno e humanizado.

“O futuro de uma sociedade se mede pela forma como trata seus idosos. É inaceitável que faltem vagas e que o interior não tenha estrutura adequada para acolher essa população que tanto já contribuiu”, concluiu.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *