A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) protocolou, nesta terça-feira (23), um requerimento de indicação ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), para a emissão de Carteiras de Identificação Estudantil física ou digital gratuita aos alunos da rede pública estadual.
O estudante é obrigado mostrar a carteira para ter acesso a meia-entrada. Ele tem que apresentar a da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que custa R$35.
O objetivo da deputada é oferecer uma alternativa. “Para um estudante de baixa renda, principalmente da rede pública, o valor para emissão de carteira estudantil é muito oneroso, o que prejudica seu sustento, subsistência e também o acesso aos benefícios conferidos em lei”, destacou.
Segundo Nejmi, o acesso aos eventos e espetáculos culturais, artísticos e esportivos é de grande valia para a formação do cidadão. “Quando essa situação da pandemia estiver amenizada e as idas aos eventos estiverem seguras, será o momento de facilitar o acesso dos estudantes a essas atividades sociais e promover novas experiências”, afirmou.
Para ela, muitos deixam de conhecer locais culturais por falta de acesso devido ao custo. Permitir a emissão pelo governo do Estado da Carteira de Identidade Estudantil gratuitamente e digital dará mais oportunidade ao estudante de participar dos eventos.
A motivação para concessão da meia-entrada está na geração de incentivos para aumentar o consumo de bens e serviços culturais por parte de estudantes, para que tenham acesso a salas de cinema, clubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.
A proposta também visa contar com uma formação complementar ao conteúdo formal oferecido em sala de aula.