Dados da Câmara dos Deputados apontam que, entre fevereiro e julho deste ano, parlamentares gastaram R$ 30,8 milhões para divulgar os feitos dos próprios mandatos.
Os números foram obtidos pelo site Metrópoles de Brasília, por meio da plataforma de dados abertos da Câmara dos Deputados. Para realizar o levantamento, a reportagem considerou gastos categorizados como “divulgação de atividade parlamentar”.
A categoria inclui a contratação de empresas de comunicação, publicidade, redes sociais e impulsionamento de publicações on-line.
Os gastos com publicidade foram custeados por meio da cota para o exercício da atividade parlamentar (Ceap), benefício mensal concedido a deputados e senadores para despesas como transporte, alimentação e segurança.
O campeão no ranking dos maiores gastos é o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) (na foto acima). De fevereiro a julho, o parlamentar declarou ter utilizado R$ 227,5 mil da cota parlamentar para custear o serviço.
Entre os 10 parlamentares que gastaram mais verba pública com publicidade, estão nomes do PL, como Giacobo (PL-PR), do MDB, Eunício Oliveira (MDB-CE), e do Republicanos, como Marcelo Crivella Republicanos-RJ).
O Partido Liberal (PL) lidera a lista das legendas que mais utilizaram verbas da cota parlamentar com serviços de publicidade.
Os gastos de deputados da sigla com divulgação da atividade parlamentar representam 18,35% do total. A proporção condiz com o tamanho da bancada do PL, a maior da Câmara dos Deputados, com 99 parlamentares.
Em segundo lugar no total de representantes na Casa Baixa, está o Partido dos Trabalhadores, que tem 68 deputados. Os gastos da sigla representam 13,26% do total.
De acordo com a Câmara dos Deputados, parlamentares têm até 90 dias para apresentar documentação que comprove o gasto – o prazo para indicar os valores referentes ao mês de julho é até outubro.