
Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Professor marca a data em que foi sancionada, em 1827, a lei que criou as primeiras escolas de ensino no Brasil. Em alusão à data, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) prestaram homenagens aos docentes durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (15) e apresentaram projeos que podem se transformar em Lei em benefício dos profissionais de educação do Amazonas.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), destacou a importância dos educadores e lembrou a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”, que homenageia profissionais da rede pública e privada de ensino.
“Hoje, venho aqui no Dia do Professor, dia daqueles que são nossos maiores incentivadores, destacar a entrega da Medalha ‘Professora Ignês de Vasconcellos Dias’, que valoriza os profissionais da educação de todo o Amazonas, sempre comprometidos com o ensino no estado”, afirmou o parlamentar.
Em seu primeiro pronunciamento na Casa Legislativa, a deputada Professora Jacqueline (União Brasil) celebrou a data com emoção e gratidão.
“Hoje é um dia muito especial para mim, que sou professora. É o dia daquele profissional que muda, melhora e transforma vidas. Fico orgulhosa porque vivenciei o que é ser um professor. Sem vocês, não teremos uma sociedade mais justa e igualitária de forma democrática”, declarou.
O deputado Sinésio Campos (PT) também parabenizou os professores pela dedicação e compromisso com a educação amazonense.
Emendas parlamentares
O deputado Felipe Souza (Patriota) aproveitou a ocasião para anunciar ações voltadas à valorização dos profissionais da educação. Segundo ele, emendas parlamentares de sua autoria beneficiaram três escolas estaduais, que receberam sistemas de reconhecimento facial e salas de descanso para os docentes.
“Destinamos recursos para que fossem implantados sistemas de reconhecimento facial e acompanhamento do desempenho dos alunos, além da construção de espaços mais confortáveis e acolhedores para os professores. Essas ações já estão em funcionamento e pretendemos ampliá-las”, explicou o parlamentar.
Defesa das crianças
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, deputada Débora Menezes (PL), também utilizou a tribuna para comentar a prisão, em Santa Catarina, de um homem acusado de assediar sexualmente uma criança de 12 anos em Manaus. A parlamentar elogiou a atuação da Polícia Civil e reafirmou o compromisso da Comissão na luta contra crimes praticados contra crianças e adolescentes.