Portal Você Online

Desemprego cai para 11,1% no 4º trimestre, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu de 12,6% para 11,1% no quarto trimestre de 2021, aponta a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (24). O levantamento aponta que a taxa média de desocupação no ano foi de 13,2%, equivalente a 13,9 milhões de desempregados no país. O número mostra relativa estabilidade em relação aos 13,8% de 2020.

A pesquisa aponta que o país não atingiu o patamar antes da pandemia. Em 2019, a média anual de desempregados foi de 12%, segundo o IBGE.

A taxa de desocupação de 2021 é a segunda maior da série histórica iniciada em 2012. Segundo a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, os dados refletem a situação do mercado de trabalho em um momento em que a ocupação voltou a crescer após um ano de perdas.

“Muitas pessoas ao longo dos dois anos perderam suas ocupações e várias delas interromperam a busca por trabalho no início de 2020 por causa da pandemia. Depois houve uma retomada dessa busca, ainda que o panorama econômico estivesse bastante desfavorável, ou seja, não havia uma resposta elevada na geração de ocupação. Em 2021, com o avanço da vacinação e a melhora no cenário, houve crescimento do número de trabalhadores, mas ainda persiste um elevado contingente de pessoas em busca de ocupação”, diz.

O levantamento mostra que a força de trabalho, quando ocorre a soma dos ocupados e desocupados (número de aptos a trabalhar), aumentou 4,3% em 2021, na comparação com o ano anterior. Houve aumento de 5% na ocupação (4,3 milhões de pessoas). No total, o Brasil fechou 2021 com estimativa de 91,3 milhões empregados.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *