Portal Você Online

Desemprego cai para 11,2% em fevereiro, diz IBGE

IBGE divulgou Pnad hoje

A taxa de desemprego no Brasil ficou no 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo divulgou nesta quinta-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua.

O resultado do trimestre móvel aponta para uma melhora em relação ao contingente de desempregados. No trimestre encerrado em novembro, que serve base de comparação, a taxa de desemprego estava em 11,5%.

Mas o alívio no mercado de trabalho perdeu fôlego. O número total de ocupados no país ficou em 95,2 milhões, estável em relação ao trimestre anterior.

O rendimento médio do trabalhador brasileiro ficou em R$ 2.511 em fevereiro, também estável na comparação trimestral e com uma queda de 8,8% na comparação anual.

O número de ocupados foi estimado em 95,2 milhões e ficou estável frente ao trimestre anterior (94,9 milhões). Com isso, também houve estabilidade no nível da ocupação, percentual de pessoas em idade de trabalhar que estavam efetivamente ocupadas na semana de referência da pesquisa (55,2%). Na máxima histórica, em 2013, chegou a 58,5%.

De acordo com o IBGE, a desaceleração no aumento do número de ocupados pode estar relacionada ao desligamento de trabalhadores que, no fim do ano anterior, são contratados de forma temporária.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *